Pplware

Email Brokers apresenta Barómetro da Internet – Portugal 2012

A Email Brokers, uma das maiores empresas de no segmento das bases de dados electrónicas e de soluções integradas de email-marketing e de campanhas para as redes sociais chegou a Portugal para disponibilizar os seus serviço e apresentou na sua estreia um estudo, o Barómetro da Internet- Portugal 2012, que pretende mostrar o estado da Internet em Portugal.

Este estudo incidiu sobre mais de 400.000 websites e revela dados muito interessantes. É uma cartografia detalhada da situação da Internet em Portugal que revela dados inéditos, nalguns casos inquietantes, e que sublinha a enorme potencialidade desta ferramenta, essencial ao desenvolvimento económico nacional.

De acordo com o estudo, inédito em Portugal, e que foi realizado pela Divisão de Estudos de Mercado da Email Brokers, há no nosso país mais de 417.653 websites. Destes, 307.091 são websites de cariz profissional/comercial.

Um número bem distante dos 31.601 de perfil não comercial, e ainda mais dos 7.082 websites que existem dedicados ao serviço público. Neste amplo universo existem 24.054 blogues e Fóruns. Do total dos websites portugueses analisados concluiu-se que 71% têm menos de 50 páginas, e que apenas 3% do número total são websites com grande volume de conteúdos (+ de 500 páginas).

Resumo:

O Barómetro revela também que a actualização da grande maioria dos websites portugueses é muito pouco frequente: 68% foram actualizados pela última vez há mais de um ano, e apenas escassos 5% foram actualizados nos últimos três meses.

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela Email Brokers, algumas zonas de Portugal são mais férteis do que outras em relação à criação de websites: se olharmos para o mapa da internet em Portugal por região, concluímos que a maioria dos websites está essencialmente localizada na área de Lisboa (47%) e na zona Norte (24%). Segue-se o Centro do país (12%), o Algarve (9%) e o Alentejo (8%).

O Barómetro da Email Brokers revela ainda que em 2010 apenas 7.167 websites portugueses ofereciam a possibilidade aos Internautas de encomendar online. Actualmente esse número alcançou os 17.097 websites, traduzindo um aumento de quase 150% em apenas 2 anos!

No entanto, e apesar deste desenvolvimento tão significativo, a fraca qualidade dos websites portugueses de e-commerce, aliada à concorrência exponencial dos websites estrangeiros, está a levar para outros países o enorme fluxo de dinheiro gasto pelos consumidores portugueses em compras online, quando este poderia ficar em Portugal.

O ano de 2012 irá destacar-se pelo protagonismo ganho pelos TPE (pagamentos electrónicos na Internet). Na verdade, 38% dos novos websites já integram o e-commerce nas suas estratégias de desenvolvimento comercial. Em Portugal o mercado dos pagamentos electrónicos na Internet é dominado pela Paypal.

Para apurar estes dados, a Email Brokers analisou 307.091 websites profissionais portugueses. A conexão https contida nos websites foi o método de identificação privilegiado, tendo contudo em atenção a existência das ligações de redireccionamento para os fornecedores de pagamentos online.

Finalmente, o mesmo estudo conclui que 83% dos websites portugueses não cumprem os requisitos legais porque não incluem, ou incluem de forma incompleta, as informações exigidas por lei no que diz respeito à identidade, contactos, regras profissionais, códigos de conduta, associações a que pertencem, relação com os consumidores, etc, das entidades que os detém.

Em 417.653 websites portugueses (profissionais, públicos, privados, não comerciais, blogs-fóruns):

A Internet em números…

As palavras de Joel Machado, Managing Director da Email Brokers Ibérica, mostram a realidade que foi encontrada e os caminhos a serem seguidos:

Estes resultados revelam que a maioria das empresas e das organizações em Portugal ainda não se deu conta da importância da Internet no mundo de hoje. Para muitos, um website é apenas, no melhor dos casos, “um mal necessário” que se utiliza apenas como cartão de visita.

No pior dos casos é encarado como um gadget supérfluo. Portugal deve preocupar-se, mais do que nunca, com o impacto negativo que esta situação pode ter no seu desenvolvimento económico enquanto país, e criar estratégias que permitam colmatar esta falha.

A Internet constitui uma grande oportunidade de modernização, internacionalização, expansão e desenvolvimento do comércio português. Porque não tenhamos quaisquer ilusões: quando um utilizador/internauta português não encontra nos websites nacionais aquilo de que anda à procura, opta pelos concorrentes estrangeiros.

Se nada for feito, Portugal corre o risco de se tornar num modelo de sucesso à escala mundial a nível da utilização da Internet – consumo incluído, mas de transferir o enorme volume de dinheiro transaccionado nas compras online para websites estrangeiros. É preciso compreender e assumir que a Internet é um parceiro essencial ao desenvolvimento económico

Exit mobile version