Pplware

EDP e REN com OpenScape Xpert nas salas de despacho

…um software da Siemens.

A tecnologia Siemens OpenScape Xpert foi a solução de comunicação, recentemente implementada pela Syncrea, que a EDP – Energia de Portugal e a REN – Redes Energéticas Nacionais elegeram para equipar as suas salas de despacho, que asseguram o funcionamento fiável e seguro do Sistema Elétrico Nacional (SEN). A mesma tecnologia que revolucionou as operações nas salas de trading do mercado de capitais vai permitir às duas empresas da área da energia aumentar a eficiência das suas operações e antecipar possíveis cenários de crise, proporcionando a rápida interação entre todos os intervenientes com o cruzamento de informação de várias fontes.

Este artigo está inserido no passatempo Pplware 20k (ver aqui). Não se esqueça de comentar o assunto do artigo e também de responder à questão colocada no final (pode ser no mesmo comentário) – são dois requisitos fundamentais para quem se pretende habilitar a um Mikrotik RouterBoard RB2011L-IN  

A Siemens OpenScape Xpert apresenta-se assim como uma solução de comunicação diferenciada, que proporciona o acesso permanente, aberto e direto a informações precisas e relevantes, comunicações simultâneas multicanal entre os vários elementos intervenientes, com a possibilidade de alternância entre canais de contactos sem interrupções, além de disponibilizar um eficaz sistema de monitorização e alertas que garante um elevado nível de segurança. Com recurso a diversas aplicações, esta tecnologia reúne numa só rede indicadores de negócios, informações sobre os clientes, telefones, emails, reprodução de gravação de voz e vídeo.

«Uma correta monitorização e um sistema eficaz de alertas permitem atuar preventivamente em qualquer situação de emergência assegurando uma resposta célere sempre que seja necessário intervir», explica Miguel Dray, diretor da Syncrea, a propósito das vantagens oferecidas pela solução Siemens OpenScape Xpert, que agora equipa as salas de despacho da EDP e da REN. «Obtendo a informação correta e atempada, as equipas de intervenção e unidades técnicas especializadas conseguem, mesmo sob pressão, monitorizar e coordenar informações e comunicações simultâneas de uma infinidade de eventos críticos, assegurando a interação eficaz entre todos os intervenientes e, graças ao cruzamento de informação, tomar decisões rápidas e precisas», explica o diretor da Syncrea.

Em termos técnicos, a Siemens OpenScape é uma solução de comunicação VoIP multi-canal, com uma arquitetura aberta, baseada em protocolos e componentes standard. Os recursos de rede permitem uma solução estável e fiável, incluindo a proteção da informação de todas as chamadas telefónicas por criptografia de voz e gravação. Esta solução pode ser facilmente integrada nos sistemas de comunicação existentes e também personalizada para atender a necessidades específicas ou à evolução natural do modelo de gestão do Cliente.

A par da sua flexibilidade, entre os maiores benefícios tecnológicos da Siemens OpenScape Xpert destacam-se uma maior capacidade de acessos e encaminhamentos, na definição de prioridades, unificação e disponibilização de informações, e interação otimizada entre os vários intervenientes para ajudar a alcançar uma decisão rápida comum.

Desta forma é possível obter uma maior satisfação e produtividade das equipas, independência do local de planeamento dos recursos, reduzido Custo Total de Propriedade (TCO) e o reforço da redundância para otimização de disaster recovery, que permite a recuperação das operações no caso ocorrência de acidentes graves de segurança ou desastres que possam afetar a infraestrutura tecnológica e os sistemas de informação.

Pergunta do passatempo:
  • Qual o consumo máximo do  Mikrotik RouterBoard RB2011L-IN?
Exit mobile version