Steve Ballmer, principal executivo da empresa de Bill Gates, anunciou hoje, durante a conferência de imprensa em Tóquio (Japão), a edição comemorativa aos 20 anos do lançamento da primeira versão do Windows.
Trata-se de uma caixa de luxo, com produção limitada a 9.999 unidades, trazendo no seu interior o já conhecido Windows XP Professional. Segundo Ballmer, as vendas do pacote terão início no Japão no dia 9 de Dezembro, ao preço de 26.800 yens (ou 190 €) para cada unidade.
Apesar de manter a total supremacia do mercado com o Windows, a Microsoft trabalha para acabar com o crescimento das vendas do concorrente Mac OS X, auxiliado pelo sucesso do MP3 player Ipod.
A empresa deve lançar, no próximo ano, o Windows Vista – que promete, segundo a versão beta recentemente lançada, aprimorar a integração com o Windows Media Player e Internet Explorer. Outro desafio a ser vencido é acabar com recorrentes problemas de segurança e estabilidade do sistema – factores que também serviram de justificação para a migração de utilizadores para a plataforma Mac, baseada em Unix.