Depois do nosso artigo que colocava no ar a questão de como seria o futuro dos livros, é pertinente saber se, na prática os ebooks têm vantagens sobre os livros.
Hoje sabemos que a maioria da população tem fácil acesso à tecnologia, nomeadamente as crianças. E neste sentido será que os ebooks poderiam vir a substituir os livros escolares? Seriam um método mais estimulante? Ou pelo contrário, poderia motivar por um tempo, mas nada compensa ter um livro nas mãos, folheá-lo, sentir o cheiro das páginas novas, e escrever nele pela primeira vez?
Esta é uma questão que deixo para reflectir. Quanto à utilização do ebook pelas crianças, esta é uma questão onde pesquisas começam a ser feitas, para se determinar o que as crianças pensam acerca deste método inovador.
Um desses estudos, realizado pelo grupo de media e educação Scholastic e pela empresa de consultoria em pesquisa e marketing Harrison Group, tiveram não só a intenção de mostrar qual a opinião das crianças face aos ebooks e e-readers, mas também o nível de preocupação dos progenitores destas crianças face ao fácil acesso à tecnologia.
Para este estudo, as empresas inquiriram 2.090 crianças dos 6 aos 17 anos, sendo que depois a investigação foi realizada com as respostas de 1.045 dessas crianças.
Esta pesquisa, apresentou alguns resultados relevantes, entre eles o facto de os ebooks poderem estimular mais as crianças a ler.
Uma conclusão muito interessante, verdadeira e que talvez passa despercebida a muitos pais é o facto de as crianças deixarem de lado, gradualmente, os livros infantis que lêem por divertimento, quando começam a mexer nos computadores, ter telemóvel, ou outro tipo de tecnologia. Contudo, visto que a electrónica cativa os jovens, os e-readers e ebooks podem ser um excelente método de motivação para a leitura.
Esta hipótese pode já ser comprovada em números pelo estudo, pois dos resultados, 57% das crianças assentiram ler um livro num e-reader.
Outros resultados interessantes do estudo demonstram a preocupação dos pais, e diferentes perspectivas das crianças:
A vice-presidente da Scholastic, Francie Alexander, referiu em comunicado, que os resultados do presente estudo mostram que os ebooks podem vir a ter um importante papel educacional.
Refere ainda que “se pudermos pegar num terço de todas as crianças, muitas delas leitoras obrigadas, para que gastem mais tempo a ler por prazer nos ebooks, esse tempo adicional gasto a desenvolver fluência e vocabulário, não só as ajudaria a tornarem-se mais proficientes na leitura, como também as auxiliaria a acompanhar textos mais complexos, que irão encontrar no ensino secundário e na universidade”.
Será que, em termos práticos, os ebooks poderiam substituir, e concomitantemente melhorar, o desempenho escolar das crianças?
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