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easyJet recorre a drones, Realidade Aumentada e e-paper

A easyJet, a maior rede europeia de transportes aéreos, anunciou recentemente que vai utilizar novas e inovadoras tecnologias no apoio à operação da sua frota de 220 Airbus A319 e A320 de uma forma ainda mais eficiente, reduzindo atrasos e mantendo a liderança na pontualidade e na segurança.

Das tecnologias a usar destaca-se o uso de Drones, Realidade aumentada em 3D, e-paper, entre outros.

Drones e tecnologia robótica

A companhia anunciou que está a trabalhar com a equipa da Coptrcraft, Measurement Solutions and Bristol University’s Aeronautical and Robotics para modificar a tecnologia existente para que os drones possam ser utilizados na inspeção da sua frota de aparelhos Airbus.

Os drones serão programados para digitalizar e avaliar os aviões emitindo um relatório reportando qualquer dano que possa exigir uma inspeção mais aprofundada ou trabalhos de manutenção. Os drones estão atualmente em desenvolvimento, com vista à sua experimentação e serão depois apresentados no início do próximo ano.

 

Tecnologia de realidade aumentada em 3D

Paralelamente à tecnologia drone, a easyJet está a planear utilizar tecnologia de realidade virtual 3D e realidade aumentada através da Epson e do Vuzix que permitirá à equipa de engenharia visualizar de forma remota exatamente o que o piloto ou engenheiro estão ver, utilizando óculos de realidade virtual.

Os óculos utilizam a primeira alta definição do mundo através de sistema de visualização, que fornece a realidade aumentada ajudando a easyJet a diagnosticar remotamente uma questão técnica.

Esta tecnologia vai ser muito útil em alguns aeroportos mais distantes da rede da companhia aérea. A easyJet atualmente voa para 138 aeroportos e alguns tão distantes como Sharm El Sheikh e Tel Aviv.

Atualmente os engenheiros e os pilotos têm de enviar fotos por email e contactar o Centro de Operações de Controlo (COC) da easyJet para tentar resolver o problema por telefone. A easyJet está também a experimentar a tecnologia de vídeo de Vidcie e XO Eye que permite uma transmissão ao vivo entre o engenheiro e o Centro de Operações de Controlo.

 

Aplicações

O departamento de engenharia da easyJet também trabalhou com a Output42 para desenvolver aplicações à medida que permitam que os engenheiros executem certas questões do dia-a-dia de forma mais eficiente e permitam à easyJetregressar ao avião de uma forma rápida. Por exemplo, uma aplicação ajuda os engenheiros a identificar e substituir as pás do ventilador danificados (após uma colisão com aves, por exemplo) mais rapidamente após digitalizar as pás do ventilador e pedir automaticamente uma peça de substituição adequada no inventário da companhia.

As aplicações estão em diferentes fases de desenvolvimento e espera-se entrar em fase de testes de alguns deles durante o verão.

Aviões sem papel

Até ao final do mês, a easyJet completa a instalação dos Panasonic Toughpads em substituição dos laptops e das cartas de navegação impressas em todos os cockpits. Isto significa que a companhia se está a aproximar de um avião totalmente sem papéis a bordo. Estes tablets também farão da easyJet uma das primeiras companhias aéreas a utilizar este tipo de dispositivo em todas as fases do voo e em terra. Através da substituição de pesados livros de registo em papel, a easyJetespera reduzir os custos de combustível em cerca de $500,000 por ano. Por cada quilo de peso retirado da frota de aviões, a easyJet economiza cerca de $20,000 por ano.

Além disso, a nova tecnologia “e-paper”, desenvolvida pela Sony, permite observar que a easyJet erradica por completo os formulários impressos na cabine, o que significará um avião sem papéis a bordo. Este novo Digital Paper é o design mais recente e mais leve da Sony, o que faz parecer que o utilizador esteja a escrever no papel. Os formulários podem ser rapidamente salvos para uma base de dados central que permite que a equipa operacional da easyJet tenha acesso mais rápido e fácil a informações sobre todos os seus aparelhos. Os testes vão começar nos próximos meses.

 

Acompanhamento e prognóstico em voo

A easyJet está a trabalhar com a FlightWatching para instalar uma ferramenta de prognóstico precoce de falhas state of the art que pode fornecer as atualizações em direto de todos os aviões enquanto estão a voar às equipas de operações e de engenharia.

Trata-se de um sistema de software inovador baseado no sistema FlightWatching, chamado WILCO, que permite receber valores de parâmetros da aeronave em tempo real através do sistema de mensagens ACARS. Os valores são, então, transformados num esquema de animação que podem ser usados para prever possíveis problemas ou para solucionar falhas técnicas antes de o avião aterrar. Ou seja, será possível aos engenheiros em terra iniciar a investigação em pleno voo e garantir que os recursos de engenharia ou as peças estejam disponíveis quando o avião aterra, aumentando assim a eficiência.

Via EasyJET

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