Está a mudar o conceito de navegar na Internet, hoje cada vez mais pessoas navegam no smartphone e nos tablets e isso exige uma Internet móvel rápida para garantir a melhor experiência de navegação. Não pode ser “quase” rápida, não pode ser “às vezes” rápida e não pode ser “nalguns lugares” rápida….tem de ser sempre rápida e em qualquer lugar.
Isso implica que a comunicação não seja só rápida entre a base de emissão e os smartphones, tablets ou portáteis dos utilizadores. As bases/célula radio deve também ter uma ligação rápida com a Internet e respectivo backbone da rede, caso contrário, estes pontos de transmissão passam a ser o “gargalo”. Para ultrapassar tal cenário nasceu o projecto E3Network.
Cada vez mais temos necessidade de ver imagens maiores e com mais qualidade nos dispositivos móveis, mais vídeo e ter ali sempre a companhia da música. Precisamos então de ter transmissões mais rápidas para que o tráfego flua sem latência. O ideal seria todas as antenas, milhares, que estão sobre os telhados ou nas base de emissão/torres, estarem ligadas por cabos de fibra óptica.
Uma vez que nem sempre é possível, o projecto E3Network tem como objectivo garantir velocidades mais elevadas em pontos intermédios que não estar ligados por fibra.
Ligações de onda milimétrica
As ligações de onda milimétrica sem fios são amplamente utilizadas em vez da fibra para a ligação intermédia, devido ao seu baixo custo de implantação. As tecnologias actuais de ondas milimétricas não podem suportar a largura de banda necessária para as infra-estruturas de rede de backhaul futuras. No passado, quando as redes estavam em utilização, principalmente com chamadas telefónicas, este problema nunca foi pensado.
O projecto E3Network, financiado pela UE, está a projectar um transmissor sem fios milimétrico. Este vai permitir que a transmissão de informações tenha uma taxa de transmissão de dados acima dos 10 GBps em infra-estruturas de rede de backhaul futuras. O projecto vai operar em E-Band (71-76 GHz e 81-86 GHz).
E-Band para redes de alta capacidade
Esta banda oferece características de propagação adequados para as ligações curtas de backhaul (~ 1 km) que serão necessários nas futuras redes. No processo normal, projectar circuitos para tais altas frequências é um desafio grande e os processos de fabricação normalmente são caros, e então pouco usuais, o que faz por vezes termos Internet móvel mais lenta.
É aqui que se destaca o projecto E3Network, este irá empregar tecnologias de integração de base de silício avançado para conseguir um sistema integrado mas a um custo bem mais reduzido.
Assim, o projeto E3Network irá fornecer um elemento-chave para permitir ligações de alta velocidade de Internet banda larga na rede móvel que no futuro iremos usufruir.
Quais serão então os benefícios?
Basicamente iremos ter, na base do fornecimento de Internet móvel, tecnologias mais baratas mas mais eficientes e robustas. Os protótipos dos circuitos já foram fabricados e estão nesta altura a ser testados por parceiros do consórcio. Os cidadãos europeus irão, em breve, já beneficiar desta nova tecnologia.
O projecto E3Network fará parte da exposição no ICT 2015 20-22 de Outubro de 2015, em Lisboa e pode ser encontrada na área Transform.