O assunto parecia já estar esquecido, mas certamente que voltará à esfera de debate nos próximos dias. O antigo logótipo da República, que foi retirado pelo atual executivo, ganhou mais um prémio. É o terceiro.
Ex-logótipo da República conquistou Graphis Design Awards 2025
Uma, duas… três! São o número das distinções que já recebeu o “antigo” logótipo da República. Desta vez, o conceito de Eduardo Aires conquistou o Graphis Design Awards 2025, da editora Graphis.
Segundo a apreciação:
O sistema de identidade visual concebido para o Governo português atua em diversas instâncias físicas e digitais. É perfeitamente escalável, adaptável e capaz de realizar uma multiplicidade de comportamentos dinâmicos. A sua eficácia e contemporaneidade são únicas no panorama das identidades governamentais.
Pode saber mais aqui.
De relembrar que o anterior logótipo gerou, no início, algum debate, porque alguns consideraram que era básico e minimalista, tendo sido retirados elementos históricos como o escudo, as quinas e a esfera armilar.
Em novembro de 2023, o atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, ainda com o estatuto de candidato a primeiro-ministro, prometeu nas redes sociais que o iria substituir pelo logótipo anterior. A sua publicação foi a mais vista e Montenegro acabou mesmo por cumprir logo no início da sua legislatura.