Desde que foi lançado no iPhone 4 que o Siri tem sido o alvo preferencial de todos os que se dedicam a contornar as limitações que a Apple impõem aos seus equipamentos. Começou por ser portado para fora do 4S e acabou por ser colocado a correr num iPhone 3GS.
Depois de terem controlado a execução nas diferentes plataformas de hardware, dedicaram-se a perceber de que forma é que o Siri comunicava com os servidores da Apple e o protocolo de comunicação foi também quebrado. Como estes programadores não param, apresentamos hoje mais uma novidade relativa a este serviço de Apple. É já possível colocar o Siri a executar comandos que não os definidos pela Apple.
Segundo foi provado por um investigador, o Siri pode já ser usado para controlar um termóstato wifi e tudo graça a um simples proxy que é colocado a ouvir as comunicações entre o iPhone e os servidores da Apple.
Este trabalho só foi possível graças ao avanço que foi dado pelos elementos do Applidium, que conseguiram decifrar o protocolo de comunicação que o Siri usa para comunicar com os servidores da Apple.
Tendo acesso a esses pedidos, @plamoni conseguiu adaptar um servidor de proxy para que capturasse as mensagens que este equipamento envia para a Apple e assim consegue que este processe comandos específicos e apresente os resultados de outras acções, que caem fora das que a Apple disponibiliza.
Em concreto, e graças a esse proxy, foi possível inquirir e obter o resultado de um termóstato sem fios. Foi ainda possível dar comandos a esse equipamento e controlá-lo remotamente. Naturalmente que houve necessidade de desenvolver também um módulo de controlo para esse termóstato, para que aceitasse as perguntas e os comandos do Siri.
Esta nova funcionalidade abre as portas a todos os os programadores e permite alargar as potencialidades do Siri. A aplicação deste avanço na domótica passa a ser uma realidade e passaremos a poder controlar equipamentos dentro da nossa casa, bastando para isso que falemos com o nosso telefone.
Todo o código desenvolvido por @plamoni está disponível no GitHub e qualquer pessoa o pode descarregar e usar. Do lado do iPhone é apenas necessaria a instalação de um perfil com um certificado gerado para este fim. Não é necessário fazer o Jailbreak ao iPhone e nem instalar qualquer aplicação.
Vejam no vídeo abaixo o proxy que @plamoni desenvolveu e vejam o iPhone 4S a gerir de forma remota o termóstato sem fios.
Com este novo avanço, o Siri dá passos para se tornar ainda mais completo. É pouco provável que a Apple não tenha tido a visão para usar o Siri desta forma, mas agora a comunidade ultrapassou-a, mostrando ao mundo o que poderia ser um produto que estava guardado para um futuro próximo.
Com tantos desenvolvimentos em cima do Siri, é pouco provável que a Apple mantenha o acesso a este serviço tão aberto e sem quaisquer restrições. Até lá todos os que podem vão descobrindo novas formas de colocar o Siri a funcionar, levantando o véu a todas as potencialidades que ele tem escondidas.[via]
Artigos relacionados: