Pplware

E-mail falso da PSP incita à xenofobia

Uma mensagem contendo apelos xenófobos, assinada por um falso tenente da PSP, está a circular na internet.

Uma mensagem de correio electrónico contendo um apelo xenófobo está a circular na internet. O e-mail relata vários crimes envolvendo cidadãos de leste e está assinado por um alegado tenente do Comando Central da PSP do Porto, António Santos Alonso.

«É falso», declarou uma fonte daquela força policial, que já recebeu várias queixas de indivíduos que receberam a mensagem. Segundo a subcomissária Amélia Moutinho o lugar de tenente «não se enquadra no quadro hierárquico da PSP», nem há registo de nenhum efectivo com aquele nome. Intitulada «Máfias de Leste», a mensagem alerta para a existência de redes criminosas de imigrantes, que operam em diversas partes do país, e aproveita o nome de uma entidade de segurança para introduzir “medo” e “desconfiança” nos leitores, em relação aos imigrantes de leste.

O e-mail associa os indivíduos a assaltos em semáforos e ao tráfico de crianças, e relata um furto durante um concerto de apoio a imigrantes no teatro Gil Vicente (Coimbra), um espectáculo que, segundo os responsáveis daquela instituição, nunca se realizou.

De acordo com algumas fontes, a mesma mensagem já circulou há alguns anos atrás. Neste momento, não está em curso nenhuma investigação.

Exit mobile version