Num mundo tecnológico, ainda vemos muitas arestas que necessitam ser limadas como, por exemplo, a ausência do voto electrónico para as eleições.
No entanto, outras valências começam a ver na tecnologia uma solução e, assim, foi criada a plataforma online e-freguesias, para promover a comunicação entre freguesias e cidadãos.
A iniciativa partiu da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e pretende ser uma plataforma online para que as freguesias e os cidadãos comuniquem mais facilmente, promovendo também as relações entre localidades e população.
O e-freguesias é, assim, um projecto cujo investimento ronda um milhão de euros e conta já com a participação de 1.250 freguesias.
Na plataforma pode ler-se a descrição do e-freguesias:
O Portal e-freguesias é um sítio na internet, promovido pela ANAFRE, onde as Freguesias disponibilizam um conjunto de serviços online, num modelo self service.
O Portal e-freguesias também permite aos cidadãos disporem de um Atendimento Digital Assistido.
Este portal pretende melhorar a comunicação entre o cidadão e a Freguesia, proporcionando um espaço para melhorar a eficiência e eficácia da prestação de serviços. Neste espaço, o cidadão dispõe de um portal integrado de fácil acesso, rápido e intuitivo para aceder a um conjunto de serviços online.
O Portal e-freguesias representa um único ponto de acesso para as Freguesias disponibilizarem os seus serviços online, permitindo-lhes interagir com os seus utentes, disponibilizando-lhes conteúdos, informações, eventos, notícias, destaques e documentos.
A necessidade de dotar o cidadão de um conjunto de ferramentas que lhe permitam ser mais autónomo, na sua intervenção a nível local, impulsionaram a criação deste portal único de serviços partilhados.
À Lusa, Pedro Cegonho, presidente da ANAFRE, refere que esta plataforma irá permitir:
“Desburocratizar, desmaterializar e simplificar os procedimentos dentro das freguesias e disponibilizar mais serviços digitais aos cidadãos”.
“Nesta primeira fase arrancamos com 1.000 freguesias, depois alargamos a mais 250 [freguesias] das áreas da Grande Lisboa e do Algarve, que não têm financiamento comunitário, e depois destas primeiras 1.250, queremos alargar às restantes freguesias do país num processo gradual de formação e aprendizagem”
A iniciativa poderá ainda ser um promotor dos conhecimentos informáticos dos responsáveis pelas juntas de freguesia e, para os que não sabem ou não tem acesso à Internet a partir de casa, o e-freguesias conta com um atendimento digital assistido onde cada freguesia disponibiliza um balcão que pode ser utilizado, simultaneamente, pelo funcionário e cliente.
“No futuro queremos que a expressão “ir à Junta de Freguesia” não signifique ir ao balcão, mas signifique sim ir à plataforma e-Freguesias”.
A plataforma disponibiliza o acesso 24h por dia, 7 dias porsemana e 365 dias por ano.
Relativamente ao financiamento, o presidente da ANAFRE adianta que:
“Cerca de um milhão de euros: 800 mil euros de financiamento comunitário e 200 mil da cooperação nacional através da cooperação técnica com o Governo”.
Pode ver melhor aqui como funciona e como podem as freguesias autenticar-se nesta plataforma.
O e-freguesias foi apresentado no Palácio da Mitra, a sede da ANAFRE, no decorrer da Semana Europeia da Democracia local.
O que pensam desta iniciativa? Poderá fortalecer as relações existentes entre a população e os serviços locais?