Pplware

e.CityGold: Autocarro eléctrico português estreia-se em Guimarães

Estamos habituados a ter países como os Estados Unidos como referência no que toca ao desenvolvimento tecnológico e mesmo à aplicação dessas tecnologias que aventuram a sociedade em níveis mais modernos e futuristas. Contudo, Portugal tem uma aptidão para aproximar as pessoas de factos concretos, projectos realizados e prontos a utilizar.

Que tal termos autocarros totalmente eléctricos ao serviço dos cidadãos portugueses?

Autocarros elétricos já andam em Guimarães

A CaetanoBus apresentou o novo autocarro para transporte urbano totalmente eléctrico, o e.CityGold, que foi desenvolvido em Portugal em parceria com a Siemens e instituições da Universidade do Porto. Guimarães será a primeira cidade a disponibilizar este moderno meio de transporte não poluente. Quem o quer conhecer na Green Weekend?

Este novo autocarro foi apresentado há poucos dias numa cerimónia que teve lugar em Vila Nova de Gaia e foi presidida pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, tendo contado com a presença de vários responsáveis de autarquias que procuram alternativas limpas para o transporte urbano em Portugal.

Quais a novidades tecnológicas neste veículo?

O autocarro elétrico da CaetanoBus possui uma carroçaria em alumínio e tem um comprimento de 12 metros, uma largura de 2,5 metros e uma altura de quatro metros. Com um peso bruto de 18 toneladas e uma tara de 12 toneladas, o veículo oferece uma lotação até 88 passageiros.

O veículo vem equipado com um motor elétrico síncrono que desenvolve uma potência nominal de 160 kW às 1.500 rpm e um binário de 1.500 Nm. Em função das necessidades operacionais, o autocarro pode receber uma bateria com uma capacidade entre 85 kWh e 250 kWh, permitindo uma autonomia até 200 quilómetros. As baterias podem ser carregadas através de um carregador a bordo trifásico ou por um carregador externo DC de 150 kWh. A velocidade máxima anunciada é de 70 km/h.

 

Quer testar esta novidade de mobilidade limpa?

Quem quiser testar poderá já nos próximos dias 4 e 5 de junho viajar no primeiro autocarro elétrico totalmente produzido em Portugal, que fará os seus primeiros quilómetros em Guimarães.

Além disso, a autarquia da cidade onde nasceu Portugal irá brindar os presentes com a peça “A Viagem” no Teatro Bus. Os presentes poderão andar de bicicleta com roupa casual e com estilo, esquecendo os fatos de treino e as licras, ou pedalar numa bicicleta para iluminar uma árvore são algumas das propostas do Green Weekend, que se realiza no próximo fim de semana, nos dias 4 e 5 de junho, no Jardim da Alameda de São Dâmaso, em Guimarães.

A abertura oficial do evento está marcada para as 10 horas do próximo sábado, numa sessão onde marcará presença o Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança. Após a cerimónia protocolar e de uma visita ao espaço, será feita uma viagem experimental no primeiro autocarro português 100% elétrico, da Caetano Bus, que brevemente estará ao serviço dos transportes urbanos de Guimarães.

Numa organização conjunta do Município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem, a primeira edição do fim de semana verde no “Bosque Urbano” de Guimarães, terá dezenas de atividades para os mais variados públicos – das crianças aos mais velhos – sempre com a temática da sustentabilidade ambiental como pano de fundo.

Cidade quer ser exemplo para Portugal

A iniciativa contempla ainda palestras, workshops e tertúlias variadas, jogos tradicionais, percursos pedestres e interpretativos pelas Minas da Penha, Parque da Cidade de Guimarães e pelas Bacias de Retenção, visitas à ETAR de Serzedelo e à ETA da Vimágua, entre outros motivos de interesse.

Num fim de semana em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), não faltarão motivos para uma visita ao Jardim da Alameda, num evento que reúne cerca de três dezenas de parceiros. No recinto estarão ainda diversos stands e palcos destinados a receber atividades no âmbito da educação ambiental, investigação e inovação, gastronomia, atividades desportivas e culturais e até a realização de programas de rádio em direto.

O Green Weekend promete fazer as delícias dos vimaranenses num fim de semana ecológico, cuja programação está inserida num vasto conjunto de atividades no âmbito da preparação da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020. Poderá ver aqui o programa.

 

Município de Guimarães

Exit mobile version