Foram efectuados 337 milhões operações de levantamento de dinheiro nas caixas de multibanco o decorrer do ano passado, num total de 20 mil milhões de euros, revela um estudo da Marktest.
De acordo com a mesma fonte, que cita dados da SIBS, no final de 2004 existiam em Portugal 10.108 caixas Multibanco (ATM), sendo mais de um quarto deste total estava concentrado na região da Grande Lisboa.
Em 1994 eram pouco mais de 3 mil as ATM disponíveis em Portugal, um número que aumentou a taxas anuais acima de 10% até 2000 e que cresce agora a um ritmo de 5%.
No ano passado foram efectuados 337 milhões de levantamentos, o que correspondeu a 20 mil milhões de euros. Cada habitante terá, em 2004, realizado 32 operações de levantamento nos ATM, no valor médio de 5 euros por dia. O valor médio dos levantamentos em Portugal foi de 59 euros, tendo este valor oscilado entre os 49 euros de Coimbra e os 84 euros em Vila do Bispo.
Fonte: Jornal de Negócios Online 2005-08-24
Neste Natal, foram batidos todos os recordes de levantamentos de dinheiro através do Multibanco. No dia 23 de Dezembro, foram levantados 115 milhões de euros nas caixas de todo o país. Qualquer coisa como vinte e três milhões de contos. O valor mais elevado de sempre.
Este mês, até ao dia de Natal, os portugueses levantaram mais de 1700 milhões de euros.
Para além disso, pagaram compras através de cartão de débito no valor de 2700 milhões de euros. Dados que contrariam a crise e indicam que os portugueses estão a gastar mais dinheiro.
Para os economistas, esta pode ser uma boa notícia. isto porque o aumento do consumo pode ajudar a economia a recuperar.