Pplware

Drones começam a multar nas estradas espanholas esta quinta-feira

Em tempo de férias, o que significa mais viagens e em alguns momentos a existência de mais tráfego nas estradas, são várias as iniciativas e campanhas levadas a cabo pelas entidades policiais para diminuir a sinistralidade.

Na nossa vizinha Espanha, além das autoridades policiais, os drones irão também ajudar a passar multas aos infratores, assim como colaborar na gestão do trânsito.


Se vai de férias para a Espanha é bom que cumpra todos os sinais e leis de trânsito! De acordo com um comunicado da Direção Geral de Trânsito (DGT), ao todo serão 11 os drones que irão ajudar estas férias no combate à sinistralidade rodoviária.

Segundo as informações, os drones irão começar a operar já a partir desta quinta-feira, dia 1 de agosto, e vão estar nos locais onde normalmente acontecem mais acidentes e onde há um maior trânsito de utilizadores vulneráveis, como ciclistas, motociclistas e pedestres.

De acordo com a informação do El Mundo, não se sabe se os drones vão estar também à caça de condutores em excesso de velocidade, tal como já é feito com os 12 helicópteros Pegasus da DGT.

De referir ainda que esta não é a primeira vez que os drones vão colaborar na fiscalização rodoviária, pois, já no período da Páscoa a Direção Geral de Trânsito recorreu a este tipo de equipamentos para vigiar as estradas espanholas.

Como funcionam os Drones da DGT

De acordo com o gráfico partilhado pela própria DGT, os drones têm uma autonomia de 20 minutos e podem operar a uma altitude máxima de 120 m.

Os drones estão equipamentos com uma câmara de alta definição. O raio de ação é de 500 m. O operador do drone recebe as imagens do equipamento e transmite-as para o centro de gestão. As infrações registadas podem ser utilizadas como prova de iniciar uma contraordenação. Essa contraordenação pode ser aplicada no momento por um agente da Guardia Civil ou tratada posteriormente pela entidades competentes.

Sabe-se ainda que os drones usados estão preparados para recolher imagens mesmo a grandes distâncias. Este tipo de equipamentos pode voar até 120 metros de altura e, no conjunto, vigiar uma área de 160 mil quilómetros de estrada da rede nacional.

A câmara dos drones tem a capacidade para realizar zoom até 2 km de distância. Três dos drones usados são certificados pelo Centro Espanhol de Metrologia e são essas que têm como missão denunciar as infrações. Os restantes drones serão utilizados para regular e gerir o trânsito.

Exit mobile version