Pplware

Drone salva vidas com lançamento aéreo de emergência médica

E se um drone respondesse rapidamente se precisasse de um medicamento ou de um equipamento médico de urgência?

Já está em prática essa modalidade no mercado das pequenas aeronaves não tripuladas. A empresa SkyProwler entrega equipamentos médicos de emergência de forma mais rápida e mais barata que o método tradicional. São os drones a conquistar o espaço de outros meios de transporte.

O choque anafilático, também conhecido como anafilaxia, é uma reacção alérgica grave que surge poucos segundos ou minutos após estar em contacto com um alergénio, imagine que precisa rapidamente de um medicamento (injecção de Epinefrina)?

Já há um drone nos Estados Unidos que já entrega estes medicamentos e outros equipamentos médicos de urgência. Krossblade Aerospace Systems, uma startup de aviação sediada no Arizona, criou um prototipo para a empresa SkyProwler drones, que pode viajar acima dos 105 kms hora para entregar equipamentos como, por exemplo, insulina ou mesmo um desfibrilhador.

Por 50 dólares, o drone SkyProwler chega por um custo bastante menor que uma tradicional ambulância ou viatura de emergência médica que transporta este tipo de equipamento. E este drone leva apenas 7 minutos desde que é accionado até ao ponto mais longe do seu raio de acção na área geográfica onde actua, cerca de metade do tempo de uma ambulância.

  O último protótipo da empresa Krossblade usa uma porta que liberta automaticamente o medicamento ou qualquer outra carga enquanto o drone sobrevoa o sítio certo do cliente para a descarga.

O drone tem uma forma diferente porque, para optimizar a aerodinâmica e reduzir a resistência do vento, faz sentido dobrar os grandes rotores lentos, retirado-os fora do caminho em voo de cruzeiro, quando não são necessários. Isso faz com que SkyProwler voe muito mais rápido e mais eficiente do que se os grandes rotores que permite planar permanecessem dobrados para fora.

Os drones já assumiram este papel em cenários de guerra, agora poderão ser usados no dia-a-dia de forma simplificada. Para isso, este drone pode viajar até 40 minutos e 64 quilómetros de distância do seu posto de controlo, o SkyProwler pode servir para proporcionar às vítimas isoladas, medicamentos, alimentos ou água, até que possam ser transportados para algum lugar com mais recursos.

Krossbladet

Exit mobile version