Pplware

dou.pt – Plataforma de Doação e Reutilização de Bens

Para quem não sabe, hoje é o dia mundial da poupança. O dia mundial da poupança, foi criado com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento. Nesse sentido hoje damos a conhecer um projecto português cujo objectivo é a doação e reutilização de bens. Vamos conhecer o projecto dou.pt.

Uma casa arrumada é uma mente descansada. Quando nos dá a fúria arrumadora, porque haveremos de deitar fora as coisas que nos parecem a mais, se ainda podem ser úteis para tantos?Nas mãos de outras pessoas as coisas podem renascer, continuar a ser estimadas, arranjadas, aproveitadas para peças, talvez até para fazer esculturas! Não lhe parece um desperdício que acabem num aterro? Dê. Certamente que vai dar jeito a alguém!

Em informações enviadas ao Pplware , Pedro (um dos criadores do projecto) explica:

“O processo de doação é simples” “Uma pessoa, empresa ou organização que queira desfazer-se de um bem coloca um anúncio através do DOU.pt. O circuito pode ser fechado assim que um ou vários interessados fizerem um pedido, sendo dado ao doador a possibilidade de escolha do receptor do seu bem, caso existam muitos  interessados. Ao fim de 30 dias, se o objecto não tiver novos donos, a plataforma informa o doador sobre o centro de reciclagem mais próximo para o tipo de objecto em causa.”

Filipe outro dos fundadores do DOU.pt revela:

Com este simples processo peer-to-peer, que vai integrar a reutilização nos hábitos de consumo dos Portugueses, em apenas 36 meses, espera-se uma poupança de 22 milhões de euros e a reutilização de 1.150 toneladas de bens. “O DOU.pt pretende por isso ser um serviço público para mediação da oferta de bens reutilizáveis e incentivo à reciclagem.”

DOU.pt


Homepage: dou.pt

Exit mobile version