Assumindo como objectivo de ultrapassar a marca dos 100 mil domínios até ao fim deste ano, a FCCN oferece agora a possibilidade de efectuar todos os registos via Internet, eliminando imperativos burocráticos que até agora exigiam para alguns domínios a entrega física de um papel assinado acompanhado de um comprovativo documental.
Assim, a partir de dia 1 de Março, o utilizador poderá aceder ao site www.dns.pt e aí registar directamente, e de forma imediata, o seu domínio, podendo também logo efectuar o respectivo pagamento através de cartão Visa ou Multibanco.
O custo de registo e manutenção dos domínio também foram reduzidos, situando-se agora entre os 17 e os 22 euros por ano, numa iniciativa que quer motivar a adesão de mais utilizadores portugueses aos domínios e sub-domínios nacionais.
Outra novidade hoje revelada prende-se com a inauguração em Portugal do registo de nomes geográficos (por exemplo, www.lisboa.pt ou www.porto.pt) que passa a poder ser feita pelas autoridades administrativas competentes como as Câmaras Municipais ou as Regiões de Turismo.