Pplware

DNS da Google é já o mais usado na Internet

Quando a Google lançou no final do ano de 2009 o seu serviço público de DNS, este prometia ser o mais rápido, simples e robusto de utilizar. Era ideia da empresa tornar a Internet ainda mais rápida, recorrendo a servidores distribuídos de DNS, mas que todos respondiam pelos mesmos endereços IP.

Este projecto cresceu e actualmente é já um serviço maduro. É também já o serviço de DNS mais usado na Internet, processando por dia mais de 70 mil milhões de pedidos.

A Google anunciou recentemente a passagem deste serviço a um estágio mais definitivo e apresentou também os números referentes à sua utilização.

Segundo a empresa de Mountain View, este serviço trata já diariamente mais de 70 mil milhões de pedidos, o que o torna no maior fornecedor de serviço de resolução de nomes.

Apesar de usar os mesmos endereços ip em qualquer parte do mundo, na verdade este é um sistema distribuído e que trata da sincronização de zonas de forma automática e distribuída.

Segundo a Google, mais de 70% dos pedidos que são recebidos neste serviço são provenientes de forma dos Estados Unidos. A presença em outras zonas do globo continuam a crescer e a Google instalou novos servidores em zonas que até agora não estavam cobertas com este serviço de forma correcta.

We launched Google Public DNS in December 2009 to help make the web faster for everyone. Today, we’re no longer an experimental service. We’re the largest public DNS service in the world, handling an average of more than 70 billion requests a day.

O modelo implementado pela Google para este serviço deu já origem a uma proposta sobre como o serviço de DNS pode funcionar com recurso a CDN’s, que está em estudo e discussão no IETF e existem já outras empresas a implementar modelos semelhantes.

O empenho da Google neste serviço é tal que alargaram já o seu suporte para IPV6. Assim, para além dos conhecidos endereços 8.8.8.8 e 8.8.4.4, podem também já usar os endereços 2001:4860:4860::8888 e 2001:4860:4860::8844.

Quantos de vós estão a usar este serviço prestado pela Google? Notam diferenças reais?

Artigos relacionados:


Homepage: Google DNS

Exit mobile version