Nem sempre as modas que surgem no mundo da tecnologia são bem encaradas e aceites por todos. É preciso entender os conceitos e ver se se enquadram na realidade.
As selfies são por agora a mais recente ideia a ser explorada e os selfie sticks uma ferramenta essencial para poderem ser capturadas em condições.
Mas a Disney resolveu tomar uma posição e proibiu a entrada de selfie sticks nos seus parques temáticos.
A decisão da Disney foi anunciada pelo jornal online The Orlando Sentinel, e dá conta de que a partir dos próximos dias todos os seus parques temáticos vão proibir a utilização dos selfie sticks.
As instruções que os funcionários destes parques têm é de revistar os sacos dos visitantes para procurarem a presença de selfie sticks, e caso os encontrem vão poder guardá-los, sendo depois devolvidos.
Segundo a Disney esta nova decisão servirá maioritariamente para garantir a segurança dos visitantes, depois de terem surgido alguns casos em que a utilização destes elementos resultou em problemas, tendo inclusive um divertimento da Disney ter estado parado algum tempo depois de um selfie sticks ter caído nos carris.
As datas para a implementação desta proibição estão perto. Nos parques que se situam em solo Norte Americano a proibição começa já no dia 30 de Junho. No caso dos parques de Paris e de Hong-Kong a proibição inicia-se no dia 1 de Julho.
A Disney não é pioneira na proibição da utilização destes dispositivos. Já diversos outros locais antes impuseram aos seus visitantes a obrigatoriedade de deixar de fora das suas instalações os selfie sticks.
Resta saber se outras empresas vão seguir o exemplo da Disney e também proibir os selfie sticks, conseguindo aumentar os níveis de segurança dos visitantes e manter problemas longe.
Esta recente moda veio facilitar a forma como tiramos fotografias a nos próprios e isso trouxe um aumento do grau de distracção, o que, invariavelmente, representa um perigo para todos.