Base de Edwards, Califórnia, 09 Ago – O Discovery aterrou hoje na base aérea de Edwards (Califórnia), na conclusão de uma missão de 14 dias, a primeira de um vaivém espacial desde o desastre do Colômbia em 2003.
A aterragem em segurança do Discovery, no final de uma viagem de 9 milhões de quilómetros no espaço, foi saudada com uma explosão de alegria na NASA.
“O Discovery está em casa”, declarou o controlo da missão.
“Estamos de regresso”, respondeu a comandante da tripulação, Eileen Collins.
A reentrada na atmosfera, a fase crítica do voo, decorreu perfeitamente para os sete astronautas a bordo, que tinham no espírito a tragédia que vitimou dois anos e meio antes os colegas do Colômbia, quando este se desintegrou 12 minutos antes da aterragem.
O Discovery aterrou às 13:12 (hora de Lisboa) na pista da base aérea de Edwards, no final de um vertiginoso mergulho iniciado uma hora antes, quando a nave se deslocava a 29.000 quilómetros por hora à volta da Terra.
A chegada esteve inicialmente prevista para a Florida, mas o mau tempo na zona do centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, onde o vaivém dispôs de duas oportunidades de aterragem, levou o controlo da missão a optar pela base aérea de Edwards, no deserto californiano de Mojave.