A segurança das aplicações é um tema cada vez mais presente no nosso quotidiano. Os mecanismos de autenticação estão sempre sujeitos a problemas e muitas vezes os utilizadores vêm-se obrigados a recorrer a soluções de autenticação em dois passos.
Mas se os utilizadores estão na posse dos seus equipamentos móveis, porque não aproveitar esses dispositivos para autenticação? O Twitter resolveu pegar no problema e usando este paradigma apresentou uma nova solução, o Digits.
A solução que o Digits pretende trazer para os mecanismos de autenticação não é nova, mas é pela primeira vez uniformizada e transpostas de forma alargada e universal para todos os programadores que a pretendam implementar nas suas aplicações.
A mais valia do Digits é a utilização não de usernames e passwords mas sim do número de telefone onde a aplicação está a ser usada e da sua possibilidade de aceder facilmente às mensagens (SMS) recebidos.
Com este novo par de credenciais o Digits consegue garantir que a autenticação do utilizador é a correcta e o acesso é então autorizado.
Mas o Digits está criado de forma a poder ser usado em qualquer plataforma móvel, para já com disponibilização para iOS e para Android, e também para a web, onde pode permitir o acesso a sites ou serviços.
Um dos maiores trunfos que o Digits tem, face a outros mecanismos de autenticação que estão já disponíveis, é a completa independência de redes sociais ou de outros serviços dedicados e que acedem aos dados dos utilizadores.
A sua implementação é feita com um reduzido conjunto de instruções e garante aos programadores uma plataforma simples e segura.
Mesmo sendo um produto do Twitter, este novo componente não está agarrado à conta do utilizador e funciona de forma independente, fazendo parte da nova plataforma de desenvolvimento que foi apresentada, o Fabric.
Uma outra funcionalidade que o Digits vai disponibilizar a quem cria as novas aplicações e/ou serviços é a possibilidade de dar aos utilizadores uma pesquisa imediata por amigos que estejam a usar a mesma plataforma, recorrendo apenas à lista de contactos que está presente no dispositivo móvel.
Esta capacidade resulta do facto de o Digits ter acesso aos números de telefone e apenas precisar de os comparar com o que está na lista de contactos do utilizador.
Esta associações de contactos podem ser feitas serviço a serviço ou de forma mais alargada, na totalidade da plataforma do Digits.
Como referido antes, o Digits faz parte de um kit de desenvolvimento mais alargado que o Twitter apresentou na sua conferência anual de programadores. O Fabrilc vai incluir várias outras ferramentas que vão desde a análise de problemas até à sua plataforma de publicidade.
Este novo modelo de autenticação que o Digits implementa não é novo e está já presente em muitas aplicações móveis, em particular as dedicadas às mensagens, mas é a primeira a ser implementada de forma alargada e disponibilizada de forma global.
O Digits foi lançado em 216 países e 28 idiomas pode ser já usado por qualquer programador. Para poder ser usados os programadores apenas precisam de descarregar o kit de desenvolvimento Fabric e começar a programar nesta plataforma.