O mundo da “fotografia” tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos, graças à era digital e ao baixo preço de máquinas digitais. Para posteriormente gerir todas as fotos, é importante que tenhamos um bom gestor de fotografias com funcionalidades que nos facilitem a organização das mesmas. Recentemente a equipa responsável pelo DigiKam lançou a versão 1.4.0 do seu gestor open source para fotografias.
Para quem não conhece, o Digikam é uma aplicação com funcionalidades avançadas para gestão de fotografias digitais. É multiplataforma, estando disponível para Windows (através do Kde para Windows), Linux e Mac-OSX.
Principais funcionalidades
- Importar fotografias
- Organização de fotografias
- Visualização
- Edição e tratamento
- Criação (de slideshows, calendários, impressão…)
- Partilha (partilha de imagens através das redes sociais, e-mail, etc) ~
Relativamente às novidades do DigiKam 1.4.0, destaca-se uma nova funcionalidade Remove Doubles, para remover itens duplicados e também a correcção de um problema que causava a falha no aplicação, quando o utilizador seleccionava as opções de configuração.
Como instalar no Ubuntu?
Apesar de originalmente o DigiKam ser desenvolvido para KDE, é possível corrê-lo facilmente no ambiente gráfico gnome. Para instalar basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install digikam
ou através do Ubuntu Software Center, procurando por digikam
O DigiKam disponibiliza muitos plugins, que podem ser descarregados na página principal do projecto.