No inicio da semana, em conversa com um colega que recentemente tinha mudado para Linux, ele referi-me que quando ligava o seu iPad a uma porta USB que lhe aparecia uma mensagem no dispositivo a dizer “Not charging”. Em resposta referi-lhe que esta mensagem lhe aparece pois certamente a porta USB não está a fornecer energia suficiente para que o dispositivo carregue correctamente e que tal não depende apenas do sistema operativo pois tal situação acontece também em Windows.
Como resolver este problema?
Normalmente, uma porta normal USB apenas fornece 500mA e no caso do iPad é necessário pelo menos 1A (ver aqui ou aqui) para mais informações. No entanto, mesmo mantendo o iPad ligado a uma dessas portas verificamos que ele carrega…devagarinho mas carrega. Segundo alguma informação que li, tal situação acontece porque não há “comunicação” entre a porta USB e o iPad relativamente ao processo de carregamento.
No entanto, para contentamento da malta do mundo open-source, Ondrej Zary da Rainbow-Software, desenvolveu o utilitário ipad_charge. Esta ferramenta é invocada via udev (ou seja, quando ligamos via USB o nosso dispositivo) que por sua vez envia informação ao iPad ou outro idevice (via libusb) do processo de carregamento.
Como usar o ipad_charge?
Para começar vamos preparar o nosso sistema, instalando as seguintes dependências
sudo apt-get install libusb-1.0-0 libusb-1.0-0-dev git git-core
Para instalar o ipad_charge basta usar os seguintes comandos:
Primeiro vamos obter o código fonte:
git clone https://github.com/mkorenkov/ipad_charge.git
e em seguida, entramos no diretório criado, compilamos e mandamos instalar
cd ./ipad_charge
make
make install
Após a instalação do ipad_charge, o processo de carregamento deve funcionar correctamente. De referir que o ipad_charge é compatível com o iPad, iPad2, iPad3,iPod Touch 2G, iPod Touch 3G, iPod Touch 4G, iPhone 3GS, iPhone 4 e iPhone 4S.