Pplware

Dia Europeu da Internet Segura

A Microsoft Portugal prepara-se para levar a cabo um conjunto amplo de actividades de cidadania com vista a aumentar fortemente a mediatização, consciencializar e alertar educadores e crianças para os perigos e ameaças que ocorrem nas actividades realizadas na Internet.

68% dos jovens portugueses já recebeu mensagens de estranhos via Internet!

Estudo europeu realizado online pela Microsoft através do portal MSN salienta novos riscos para adolescentes num mundo de redes sociais. Quase metade dos pais inquiridos (45%) tem conhecimentos parcos ou nulos das temáticas ligadas à web e 61% não toma qualquer medida para controlar actividades dos filhos online.

Principais conclusões para Portugal:

Esta é a conclusão de um estudo recente realizado pela Microsoft, a nível europeu, e onde participaram 14.100 pessoas, 60% pais e os restantes 40% jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Em Portugal, o estudo abrangeu um total de 525 respostas completas, que foram recolhidas através de um inquérito online realizado no portal MSN em www.msn.pt.

O estudo, que analisa a importância das redes sociais nos hábitos e atitudes dos adolescentes europeus, será divulgado hoje no âmbito do programa Dia da Segurança na Internet que se assinala hoje na Europa, com o objectivo de alertar os jovens, pais e professores para uma utilização segura da Internet.

Sabe com quem conversa o seu educando quando está ao computador?

O estudo divulgado pela Microsoft destaca a necessidade premente de educar as crianças na utilização responsável da Internet e da sensibilização para as actividades online.

Os resultados revelam que metade (49%) dos adolescentes portugueses já responderam ou contactaram um estranho online ou através de sites de redes sociais, uma percentagem ligeiramente superior à média europeia. Actualmente, os adolescentes portugueses são utilizadores sofisticados da Internet, com 68% dos adolescentes a acederem activamente a sites de redes sociais. Todavia, o estudo da Microsoft revelou algumas falhas na consciência da segurança online e educação em termos da Internet.

A Internet é um excelente local de exploração e aprendizagem das crianças. Contudo, tal como no mundo não-virtual, existem riscos para os quais as crianças precisam de estar atentas e hábitos importantes sobre segurança e cidadania que precisam de ser aprendidos. Nesta medida, através do Dia da Internet Segura, a Microsoft procura proactivamente tecnologia e estratégias de parceria que vão ao cerne da questão da segurança online para as crianças e está a trabalhar na integração e no desenvolvimento de tecnologias, como as restrições de acesso, para garantir que crianças e pais estejam perfeitamente informados sobre a utilização segura da Internet.

O estudo prosseguiu mostrando que uma boa parte dos adolescentes portugueses (39%) acredita que é seguro partilhar informações pessoais em sites de redes sociais, com quase um quarto (25%) dos adolescentes a permitir o acesso às suas informações por qualquer utilizador da Internet. Este número é alarmante quando colocado ao lado dos resultados, que revelam que cerca de ¾ (69%) dos adolescentes têm sido contactados por desconhecidos. O que é mais preocupante é que cerca de 49% responderam a estranhos, por curiosidade, o que deve ser entendido pelos pais em toda a Europa como um sinal de alarme.

É essencial que a utilização mais segura da Internet seja assumida como uma responsabilidade de todos, pais e professores, governos e indústria, para que todos possam ter um papel activo na tarefa de “dotar” as crianças da inteligência e das ferramentas para “pensar antes de publicar” e assegurar que a sua utilização da Internet é divertida.

Tem conhecimento das imagens (vídeo e fotografia) que o seu educando propaga nas redes sociais?

Invasão da Privacidade Online

No que se refere à publicação de fotografias de amigos, 58% adolescentes portugueses publicam fotografias e vídeos de si próprios e dos amigos em sites de redes sociais. Ainda assim, constatamos que 20% dos adolescentes fornecem dados pessoais, como moradas de residência, e 41% partilham os seus endereços electrónicos e de mensagens instantâneas.

Dia da Internet Segura 2010

No âmbito do Dia da Internet Segura 2010, a Microsoft uniu esforços à rede InSafe, um programa da Comissão Europeia de sensibilização para a segurança na Internet em toda a Europa. O Dia da Internet Segura foi criado para destacar a importância da educação para a segurança online, como uma das ferramentas mais eficazes para proteger as crianças e os jovens online. Este dia visa contribuir para alertar para os aspectos relacionados com a utilização da Internet, ajudando as crianças a reconhecer as ameaças e, acima de tudo, incentivando-as a falar sobre as questões da segurança com os pais e encarregados de educação. As 24 subsidiárias da Microsoft na Europa vão participar em actividades de voluntariado inseridas nas comemorações do Dia da Internet Segura, com a participação de 650 colaboradores cujo objectivo específico é dar formação e chegar a 50.000 crianças, professores e pais em toda a Europa.

Para mais informações sobre as Celebrações do Dia da Segurança na Internet, visite:

Exit mobile version