Agentes da Policia Nacional detiveram em Valência um jovem, de 28 anos, acusado de criar e difundir na rede móvel mais de 20 variantes de um vírus, que afectou telefones de gama alta, dotados com sistema operativo Symbian. É a primeira vez que se deteve em Espanha um criador de vírus que actuava neste tipo de tecnologia, segundo dados das operadoras foram afectados até ao momento mais de 115.000 pessoas.
Segundo informou o departamento de investigação tecnológica daquela policia em comunicado, os vírus são baseados nos famosos ‘CommWarrior’ e ‘Cabir’, que já afectaram alguns telefones móveis no mundial de atletismo de Helsínquia em 2005. O contágio propaga-se através do bluetooth enviando mensagens multimédia a todos os equipamentos no seu raio de acção e envia também as mesmas mensagens a todos os números da lista de contactos do telefone, inclusive vai ao ponto de enviar aos números que figuram na lista de chamadas efectuadas e recebida.
A mensagem multimédia apresenta-se em vários temas, desde conteúdos eróticos, desportivos, noticiosos, tudo camufla o vírus que se instala no dispositivo assim que a mensagem é aberta. O autor dedicava o vírus à sua noiva “Leslie” no próprio código, nome que deu origem à operação policial “Leslie”