Pplware

Detalhes sobre o novo Windows 8

Apareceram pela internet detalhes sobre o novo sistema operativo da Microsoft. Foram postos online alguns slides, onde podemos ter uma ideia geral de algumas novidades que irão estar presentes no novo Windows. Entre as surpresas, podemos encontrar o facto de a Microsoft estar a tomar a Apple como bom exemplo, e um novo sistema de login utilizando reconhecimento facial.

Protótipo

Para começar temos uma possível máquina touchscreen estilo iMac com uma câmara frontal para reconhecimento facial. Não sabemos ainda até que ponto a Microsoft planeia comercializar uma máquina do género pois iria roubar mercado aos seus parceiros.

Exemplo Apple

A Microsoft sabe do sucesso que a Apple tem no seu sistema operativo e como tal, é preciso pegar em bons exemplos como este para tornar o Windows ainda mais competitivo e um melhor produto para o consumidor. Para isso, a Microsoft vai tentar fazer com que o seu produto seja “descomplicado” com uma user experience muito bem pensada.

Boot

[1],[2],[3]

Em relação ao boot, se estes slides forem reais e se a Microsoft cumprir tudo o que está escrito, então vamos assistir a um melhoramento enorme no que toca ao tempo de espera quando ligamos o computador. Quando se quer utilizar o computador (e aqui falamos de utilizadores mais casuais) é necessário carregar no botão e ter a máquina logo disponível. É assim que a Microsoft está a pensar para melhorar o seu Windows. Também desligar vai ser mais simples, pois o Logoff e a hibernação vão trabalhar em conjunto. Esta “parceria” vai fazer com que o computador se desligue mais rápido, mas que se ligue ainda mais rápido, em aproximadamente metade do tempo do que o tradicional boot.

Reconhecimento Facial

Esta novidade é bastante interessante e parece saída de um filme de ficção cientifica. Vamos ter a nossa cara associada à nossa conta e vamos poder fazer Login apenas com a nossa cara. Interessante? Bastante, mas o problema dos diferentes looks de cada pessoa fazem com que fiquemos reticentes em relação a esta tecnologia.

Plataformas e personalização

Com o aparecimento e popularização das tablets, também a Microsoft terá de ter uma plataforma onde os OEM possam personalizar de acordo com o dispositivo (laptop, slate ou desktop All-in-one).

Nem tudo é um mar de rosas,  e a novidade da personalização pode ser um pau de dois bicos. Se por um lado temos total liberdade para definir o nosso desktop de acordo com o nosso gosto e necessidades, por outro os OEM vão aproveitar para fazer esse trabalho por nós, prontos para elevar o crapware para outro nível.

Reset

Também existe a possibilidade de existir um botão de reset. A sua função será a de reinstalar o sistema operativo, mantendo todos os programas e todos os dados.

Windows Store

[1],[2],[3],[4]

Mais uma jogada da Microsoft é a Windows Store: uma loja onde poderão ser compradas aplicações para os dispositivos que correr windows. Esta loja irá ter todas as aplicações na nuvem e poderá ser lançada ainda antes do lançamento do Windows 8 em: http://www.windowsstore.com/

Quanto à sua utilidade, existe uma boa oportunidade para os programadores atingirem mais rapidamente o seu publico alvo. Por outro lado, é preciso haver controlo sobre as aplicações lançadas na loja pois se não vamos ter apenas um sítio onde podemos comprar aplicações inúteis.

Por enquanto não podemos afirmar se estas informações são verdadeiras ou falsas, até porque a Microsoft ainda não se pronunciou sobre esta possível fuga de informação. Ainda assim parece-nos bastante viável todas estas novidades e se tudo se confirmar, então teremos um novo Windows capaz de superar o bem conseguido Windows 7.


Fonte: DownloadSquad

Exit mobile version