Pplware

Desligar o telemóvel fora do horário laboral? AXA reconhece direito

Todos nós sabemos que existe um período (diário) definido para realizarmos o nosso trabalho numa determinada entidade empregadora. No entanto, muito por culpa das novas tecnologias, seja via e-mail ou telefonemas, é comum “recebermos”, trabalho fora de horas ou até em período de férias ou fins de semana.

Em Espanha há já uma empresa a reconhecer o direito dos funcionários desligarem o telemóvel fora do seu horário de trabalho.


Lembra-se da lei francesa que dá aos trabalhadores o “direito à desconexão“? Em Espanha, a filial da multinacional francesa do setor dos seguros AXA é a primeira empresa a reconhecer o direito dos funcionários desligarem o telemóvel fora do seu horário de trabalho.

Segundo um novo acordo coletivo de trabalho que entrará em vigor até 2020, a AXA refere que…

Excetuando causa de força maior ou circunstâncias excecionais, a AXA reconhece o direito dos trabalhadores de não responderem aos e-mails ou às mensagens profissionais fora do seu horário de trabalho.

O novo acordo inclui a necessidade de impulsionar o direito à desconexão digital, uma vez finalizada a jornada de trabalho.

A diretora dos recursos humanos de AXA referiu ainda que a empresa pretende “criar o melhor ambiente laboral possível” e que agora o acordo coletivo foi “melhorado” e tornado “mais inovador”.

Como referido, a França, onde está a sede da AXA, foi o primeiro país a proceder a alterações na lei do trabalho a este nível. Desde 01 de janeiro de 2017, as empresas com mais de 50 trabalhadores, devem ter acordos negociados com os funcionários para fixar horários de ligação ao telemóvel e à Internet.

A Volkswagen, na Alemanha, foi pioneira nesta área, ao estabelecer que entre as 18:15 e as 07:00 o correio eletrónico profissional deve ter o acesso bloqueado. Via Lusa

Costuma ver o e-mail da empresa ou atender telefonemas fora do horário de trabalho?
Exit mobile version