O fenómeno DANA vai chegar a Portugal. Mas calma! Segundo os especialistas, este fenómeno chegará ao nosso país com “pouca energia”, mas pode provocar tornados no sul.
Antes de chegar a Portugal, depressão DANA passa por Valência
Portugal vai ter mau tempo nos próximos dias. A chuva vai regressar esta quarta-feira a todo o país e as temperaturas vão descer. Haverá também trovoadas em algumas regiões. A “culpa” é da depressão DANA, e o Algarve e o litoral Alentejano são as regiões que mais preocupam, podendo existir a formação de tornados.
Em declarações à SIC, o climatologista Mário Marques refere que a passagem da depressão DNA não será “nada de especial”: “Mas dadas as circunstâncias, poderá agudizar o problema de escoamento”. Antes de chegar a Portugal, a depressão DANA, também conhecida como “gota fria”, passa por Valência.
Este frio será de pouca dura e, no início da próxima semana, deverá ocorrer um aumento da temperatura: “Serão temperaturas mais próprias da altura do ano”, refere o climatologista.
A DANA (Depressão Atmosférica em Níveis Altos), é um fenómeno meteorológico comum nas regiões do Mediterrâneo e partes da Europa Ocidental. Esse sistema atmosférico, também conhecido como “gota fria” em algumas regiões. Ocorre quando uma massa de ar frio se separa do fluxo principal das correntes de ar em altitude, permanecendo isolada e movendo-se independentemente.
Esse sistema isolado de ar frio em altas altitudes posiciona-se sobre uma camada de ar mais quente em baixa altitude. A combinação do ar frio em altura com o ar mais quente e húmido próximo à superfície cria condições propícias para instabilidade atmosférica, levando a tempestades intensas, chuvas torrenciais e, ocasionalmente, granizo.