Pplware

Departamento de Defesa dos Estados Unidos…

adopta Software Livre!!! Sempre existiram algumas dúvidas relativamente às vantagens que muitas aplicações ou sistemas operativos de licença de código aberto têm em relação aos seus equivalentes em software proprietário, principalmente no campo de segurança. Ora, se haviam essas dúvidas, estas são dissipadas quando o (Department of Defense) DoD dos Estados Unidos está cada vez mais a adoptar software livre.

David Mihelcic, CTO da U.S. Defense Information Systems Agency, descreve da seguinte forma o papel do Software Livre no DoD:

“O Software livre traz-nos a possibilidade de termos ambientes de colaboração e desenvolvimento ágeis. O Software Livre beneficia o DoD através de uso que faz de um licenciamento simplificado, e através da sua segurança. Segurança através de soluções obscuras simplesmente não funciona.”

Aparentemente esta notícia não surge como uma total novidade dado que o próprio DoD tem andado activo nos bastidores do Software Livre tendo até já patrocinado uma conferência de Software Livre. O que há de mais interessante é a própria confirmação de um dos principais responsáveis da agência norte americana.

Está-se a falar do maior e mais crítico sistema de defesa mundial, que tem apenas a tarefa de proteger a mais poderosa nação do mundo. Quando em outros países como Portugal, organismos do estado em tempo de crise fazem contratos milionários com empresas proprietárias, esta notícia dá que pensar. Será que um ecossistema à base de software livre serve para o Estados Unidos e não serve para o nosso país?

NOTA: Este artigo foi escrito por Rui Oliveira para o Pplware.

Fonte: cnet

Exit mobile version