O insólito, ou talvez não, aconteceu este fim de semana, durante uma manifestação de ciclistas – conhecida como Critical Mass— em Nova York. Um polícia local, num impulso agressivo lançou ao solo violentamente um ciclista da dita manifestação.
Alguém gravou a agressão e 3 dias após o ocorrido circulavam no YouTube as imagens da violenta acção policial. Obviamente que os mais importantes blogs norte americanos fizeram eco deste acontecimento, apareceu em tudo o que era blog com críticas de repúdio à actuação deste agente.
A polícia, havia feito um desmentido no dia da agressão, após ter sido feita a queixa contra o agente, mas as imagens são explícitas e comprovam o acto tresloucado do agente de autoridade.
Patrick Pogan, o polícia, assegura que Christopher Long, o ciclista, teve intenção de o atropelar com a sua bicicleta, razão que o levou a derrubar o mesmo. Na gravação vê-se claramente como é o agente Pogan quem atenta contra o manifestante, que segue sem qualquer intenção de agredir o polícia.
Após verem as imagens a circular na Internet, o departamento local da polícia, abriu um inquérito para se investigar o que se passou, retirando entretanto o agente das ruas.
Conta o ‘The New York Times‘ que este vídeo foi feito por um turista, no vídeo vê-se perfeitamente polícias fardados a circular no meio da manifestação, obrigando os ciclistas a travar e a mudar de direcção numa clara afronta à segurança dos manifestantes.
São milhares destes exemplos que dão um valor extra ao serviço dos agregadores de vídeo, permitindo rapidamente a propagação de imagens sem que o autor dê a cara, salvaguardando a identidade do mesmo. Doutra forma, no cara-a-cara, provavelmente esta gravação nunca chegaria à opinião publica.