Pplware

Demonii: O maior tracker de torrents foi encerrado

O torrent tracker Demonii foi este fim-de-semana encerrado após a acção imposta pelo MPAA (Motion Picture Association of America). Durante vários anos este foi o maior e mais popular tracker do mundo, tendo coordenado milhões de downloads.

O que é um tracker de torrents?

Na prática, um tracker é um servidor centralizado que mantém informação sobre a qual os peers que estão a partilhar/descarregar o ficheiro. Quando descarregamos um .torrent, este ficheiro inclui informações sobre o tracker, hash de cada bloco do ficheiro, etc. Um tracker tem um funcionamento semelhante ao de um serviço de DNS, onde os clientes fazem perguntas e os serviços dão a localização.

O Demonii foi criado em 2013 e, segundo dados públicos, tratava mais de 50 milhões de peers (clientes que acedem ao tracker para obter lista de outros peers e saberem onde podem descarregar os ficheiros), e recebia mais de 2 mil milhões de ligações por dia.  

Crescimento do Tracker no último ano

Este fim-de-semana o tracker foi encerrado e ainda não há propriamente uma razão oficial conhecida. Segundo fonte do site TorrentFreak, o tracker não vai voltar e há que encontrar um servidor alternativo que esteja ao mesmo nível do Demonii.

Exit mobile version