Pplware

Google coloca milhares de utilizadores Android em risco

Um dos problemas que afecta cada um dos utilizadores Android é a fragmentação que existe no ecossistema da Google. São várias as versões que existem do Android e com isso esta plataforma sofre com a dispersão de esforços para manter o Android coeso e seguro.

Não obstante a esse cenário estão os milhares de utilizadores que ficam incapacitados de actualizar o seu Android e este problema agrava claramente todo o sistema. A Google, agora, decidiu terminar com o suporte a versões antigas e esse cenário coloca milhares de utilizadores Android em risco.

Não terá sido de ânimo leve, esta decisão da Google, mas em causa está o fim do suporte para as versões mais antigas de um componente do Android.

Em concreto o componente WebView do Android, que permite que os programadores dêem acesso a conteúdos web sem terem de estar a abrir um browser, deixará de ter suporte para as versões iguais ou anteriores ao Android 4.3.

O WebView é um dos elementos onde mais vezes são detectados problemas de segurança no Android e também um dos que mais vezes são explorados por utilizadores mal intencionados. Este componente estava a ser actualizado com alguma regularidade, mas por estar integrado com o próprio sistema operativo obrigava a Google a um esforço muito maior.

A partir de agora apenas as versões 4.4, 5 e seguintes do Android vão ter direito a suporte da Google e à consequente resolução de problemas caso estes surjam.

A Google não descarta por completo o lançamento de actualizações para este componente, mas alertou que têm de ser a comunidade Android a disponibilizar essas resoluções de problemas, ao abrigo do Android Open Source Project (AOSP).

O problema associado a esta decisão está mesmo no elevado número de dispositivos que ainda usa estas versões menos recentes do Android e que de agora em diante vão ficar expostos a problemas de segurança.

Actualmente a versão do WebView que está na versão 4.3 e anteriores do Android tem pelo menos 11 falha de segurança identificadas e que nunca vão ser corrigidas.

No caso dos sistemas mais recentes, e em particular na versão Lollipop, a Google resolveu o problema trazendo este componente para fora do sistema operativo e colocando-o acessível para actualizações via Play Store.

Calculam-se que o número de utilizadores afectados por esta decisão da Google ronde os 930 milhões. Todos estes estão a usar versões do Android que a Google entende serem já desactualizadas e que por isso não merecem qualquer desenvolvimentos.

Exit mobile version