a contas bancárias à venda na net. Muitos «chat rooms» na Internet dedicam-se à venda de dados confidenciais sobre cartões de crédito. Se o cartão for norte-americano, é possível adquirir os dados por apenas 75 cêntimos, mas se o mesmo for britânico, o preço duplica. Nestes «chat rooms» vende-se também o acesso a contas bancárias online, mas aqui os preços são bem mais altos e podem chegar aos 225 euros.
Os baixos preços cobrados pelos dados de um cartão de crédito são justificados pela curta longevidade, uma vez que, devido ao controlo exercido pelos bancos, não é possível utilizar estes dados por mais do que algumas horas ou dias.
De acordo com um estudo da Symantec, é possível adquirir uma nova identidade, incluindo conta bancária, cartão de crédito e data de nascimento por menos de 11 euros. A empresa norte-americana de segurança informática descobriu milhares de «chat rooms» onde estes negócios decorrem.
Citada pelo «Financial Times», a Symantec revela ainda que uma lista de 29 mil endereços de e-mail custa menos de 4 euros. Existe mesmo a possibilidade de aceder a uma conta no PayPal por 375 euros. Os roubos de informações sensíveis estão na origem de 45% dos ataques através da Internet, uma percentagem que quase duplicou em seis meses.