Quando a OnePlus lançou o One conseguiu estabelecer uma parceria estratégica com a Cyanogen. Ao ter esta empresa a produzir as ROMs para os seus equipamentos tinha a garantia de ter um vasto mercado e actualizações constantes.
A relação entre estas duas empresas nunca foi pacífica, tendo-se tornado bastante complicada com alguns problemas recentes. Esta parceria parece ter terminado agora, segundo afirmações dos responsáveis da Cyanogen.
Na verdade este fim da relação entre a Cyanogen e a OnePlus era algo que já se esperava há algum tempo. Ambas as empresas têm procurado alternativas para seguirem o seu caminho e tudo parece estar agora tratado.
A confirmação da parceria entre a Cyanogen e a OnePlus foi feita pelos responsáveis máximos da Cyanogen numa conferência que teve lugar em Pequim.
As afirmações de Kirt McMaster e Steve Kondik foram claras e mostraram que as muitas divergências sobre o futuro da versão Android da Cyanogen e o que dela se espera levaram a conflitos constantes.
Foi ainda dito que sem a Cyanogen a OnePlus não teria alcançado o sucesso que teve e que provavelmente seria apenas mais uma fabricante de smartphones. No entendimento da Cyanogen a OnePlus aproveitou-se da fama destas ROMs para promover os seus produtos.
Mas o fim desta parceria vem abrir agora portas para a Cyanogen procurar outros parceiros, sendo quase certo que irá olhar para o mercado chinês e encontrar ali empresas com a capacidade que esperam para criar equipamentos talhados para se ajustar à sua ROM, repetindo o sucesso que conseguiram com a OnePlus.
Um dos maiores problemas com estas empresas surgiu quando a OnePlus quis entrar no mercado indiano e viu-se impossibilitada, devido a uma parceria de exclusividade entre a Cyanogen e a Micromax.
Esta situação levou a que a OnePlus anunciasse a criação da sua própria ROM, o OxygenOS, que acabaria por ser lançada no início deste mês. Desde essa altura que as relações entre estas empresas ficou definitivamente quebrada.
O OxygenOS irá substituir o CyanogenMod como sistema operativo principal, pondendo o utilizador escolher qual quer usar. A própria Cyanogen irá manter o suporte para os OnePlus nas suas versões futuras de Android.
Esta separação vem assim libertar estas duas empresas e torná-las independentes para seguirem os seus caminhos. A OnePlus irá dedicar-se aos seus equipamentos e à sua versão de Android e a Cyanogen vai procurar novos fabricantes, com uma maior capacidade de produção e de massificação de equipamentos com a sua ROM.