Pplware

Cyanogen Inc. poderá deixar de apoiar a CyanogenMod

No mundo das Custom ROM (ROMs personalizada), a cyanogenMod é talvez aquela mais conhecida e que centra mais utilizadores em torno de si, arrastando uma comunidade enorme.

Segundo algumas declarações recentes, a Cyanogen Inc. poderá deixar de ter um papel activo no desenvolvimento da CyanogenMod.

A Cyanogen Inc. é uma empresa criada por developers da comunidade CyanogenMod que pretendiam criar uma vertente mais comercial com a experiência adquirida no desenvolvimento de ROMs.

Após algumas parcerias que não correram bem com marcas como a OnePlus e a Lenovo, a empresa sofreu uma restruturação que levou a um corte de 20% dos seus funcionários tendo havido alguns rumores que iria haver uma mudança de foco na sua estratégia, com uma maior aposta no desenvolvimento de Apps.

Contudo, estes rumores foram prontamente negados por Steve Kondik, co-fundador da Cyanogen Inc., este garantiu que a sua empresa iria manter o financiamento e o papel activo do desenvolvimento da ROM.

Agora, segundo um post de Steve Kondik na comunidade CyanogenMod, parece que os planos futuros da CyanogenMod Inc. não passam pelo apoio ao desenvolvimento da ROM, podendo o desenvolvimento da CyanogenMod voltar integralmente para as mãos da comunidade.

There isn’t really going to be much if any involvement from the Inc this time around and I’m taking on a lot of stuff on my own to try and keep us moving forward.

Com este comentário, Kondik refere que a sua empresa já pouco ou nada está ligada ao desenvolvimento da ROM, sendo ele próprio a levar o desenvolvimento para a frente.

Outro dos problemas que a Cyanogen Inc. enfrenta, segundo alguns rumores, é a retenção dos seus trabalhadores, dado que muitos têm optado por sair face ao estado actual da empresa.

Embora alguns smartphones já tenham recebido uma fase inicial da CM14, as relações tensas entre a Cyanogen Inc e a comunidade CyanogenMod podem levar a alguns atrasos no desenvolvimento da nova versão da ROM baseada na versão Android 7.0 Nougat, algo que não é do agrado de muitos utilizadores que aguardam impacientes por uma versão mais estável desta ROM.

Exit mobile version