Pplware

“Cúpula de Ferro”: o sistema que protege Israel! Como funciona?

O sistema designado de Cúpula de Ferro (Iron Dome) não é propriamente novo, no entanto, é um sistema altamente eficaz na proteção de Israel. Mas como funciona a “Cúpula de Ferro”?


A Cúpula de Ferro (ou Iron Dome, em inglês) é um sistema de defesa anti mísseis desenvolvido por Israel para intercetar e destruir rockets de curto alcance, mísseis e outros projéteis antes que atinjam áreas povoadas.

Na prática, trata-se de um sistema de proteção constituído por várias baterias que estão espalhadas por Israel, cada uma com três ou quatro lançadores que podem disparar até 20 mísseis intercetores, segundo revela a SIC. O sistema está localizado em Sderot, a apenas quatro quilómetros da Faixa de Gaza. 

Principais características da Cúpula de Ferro

Como funciona?

  1. A primeira função é detetar. O  sistema tem a capacidade de detetar e acompanhar os rockets. As informações são passadas para a central de comando.
  2. O sistema consegue prever qual será o local que poderá ser afetado pelo rocker. Com essa informação é lançado um míssil para intercetar.

Para economizar recursos, o sistema ignora os rockets que vão cair em zonas não povoadas ou no mar.

Imagem SIC

Este sistema, desenvolvido pela Rafael Advanced Defense Systems, entrou em operação em 2011 e tem sido continuamente aprimorado para lidar com ameaças crescentes e mais sofisticadas.

Na passada terça-feira, este sistema voltou a intercetar a maioria dos mísseis balísticos que foram lançados pelo Irão contra Israel.

Exit mobile version