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Cristiano Ronaldo, Adidas e Galp vencem o EURO2012…

…nas Redes Sociais

As Redes Sociais foram o espelho do entusiasmo dos Portugueses com o EURO2012. Estima-se que mais de 370 milhões de pessoas em todo o mundo tenham visto nas redes sociais a referência a Portugal durante este Europeu de Futebol. A Adidas foi o patrocinador mais citado globalmente e em Portugal foi a Galp que venceu. Apesar de as vitórias da Seleção Nacional terem sido vividas intensamente nas redes sociais, com a derrota frente à Espanha os Portugueses optaram por a interiorizar em silêncio.

No que diz respeito às marcas neste Europeu de Futebol, a Adidas foi a grande campeã dos patrocinadores, com mais de 37% das referências em publicações sobre o EURO2012. O segundo lugar foi para a Coca-Cola que conseguiu 24% das citações entre os sponsors. No caso dos patrocinadores da Seleção Portuguesa, a Galp foi a clara vencedora com 41,9% das referências, seguida da Sagres com 34%. O anúncio “Carta a Portugal” foi o grande penalti para a conquista da taça para a Galp.

A terceira e última fase do estudo “O Euro2012 nas Redes Sociais”, desenvolvido pela Inesting, agência portuguesa especializada Marketing Digital, revela ainda que Paulo Bento e Cristiano Ronaldo iniciaram o Europeu com avaliação negativa nas redes sociais. Segundo o “Barómetro de Aprovação” da Inesting, o Selecionador Nacional apenas teve avaliação positiva após o jogo com a Republica Checa. Já Cristiano Ronaldo acabou por alcançar a aprovação dos críticos ao longo do EURO, conquistando progressivamente o coração dos adeptos.

O estudo “O Euro2012 nas Redes Sociais” Desenvolvido pela Inesting, agência portuguesa especializada Marketing Digital, o estudo “O Euro2012 nas Redes Sociais” analisou as reações públicas nas redes sociais durante todo o período de presença da Seleção Portuguesa no Euro 2012. O estudo teve por base a quantidade de referências a palavras-chave pré-definidas encontradas em sites de social media (Twitter, Facebook, Blogs, YouTube, Picasa, Friendfeed, GooglePlus, Flickr).

Principais dados do Estudo:

Ficha Técnica da 3ª fase do Estudo: Este estudo incidiu sobre a palavras-chave pré-definidas, monitorizadas entre os dias 8 de Junho e 1 de Julho. O número de pessoas que viram publicações nas redes sociais que mencionavam Portugal foi estimado através do número de referências com a palavra, majorado pela dimensão da rede Twitter do utilizador que a mencionou.

O barómetro de aprovação foi calculado com base numa amostragem aleatória das menções recolhidas. Os utilizadores montorizdos eram portugueses. O valor final apresentado consiste na diferença entre as menções positivas e negativas. As menções de cariz neutral não foram consideradas.

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