Google contrata equipa para fiscalizar crimes no Orkut, diz deputado Greenhalgh.
Os representantes do Google Inc, central da empresa de Internet na Califórnia, declararam em reunião na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (23/05), que estão a entrevistar candidatos no Brasil para trabalharem na futura equipa responsável por receber notificações de crimes praticados no Orkut, contou Luiz Eduardo Greenhalgh, deputado presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.
Segundo o deputado Greenhalgh, Nicole Wong, conselheira jurídica do Google nos EUA que participou da reunião, concordou em apresentar detalhes desta equipa na próxima reunião na Câmara, dentro de 15 dias. Em contrapartida, as autoridades brasileiras disseram que vão se organizar para definir quem enviará as denúncias. “Vamos escolher representantes da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Justiça e das Comissões dos Direitos Humanos da Câmara e Senado para centralizar o envio de denúncias”, esclarece o deputado.
No entanto, o presidente da Comissão afirmou que as comunidades criminosas que comercializam armas, fazem apologia ao Comando Vermelho e ao PCC que ameaçam matar o Presidente da República e explodir o Congresso Nacional devem ser retiradas do site o quanto antes. “O prazo dado foi de 24 horas, mas algumas já estão fora. Exigimos também que as provas fossem preservadas”, complementa.