utilizadores de portáteis para pobres! O recém-eleito presidente Luiz Lula da Silva acaba de confirmar a encomenda de mil computadores de custo controlado e integrados no programa One Laptop Per Child (OLPC) que se destinam a ser entregues a crianças brasileiras que frequentem escolas de bairros economicamente desfavorecidos.
Na sexta-feira passada, o Governo brasileiro recebeu as primeiras 50 unidades que se encontram já em testes junto de crianças locais tendo o próprio presidente do Brasil recebido das mãos do mentor do projecto, Nicholas Negroponte, o primeiro computador. Para já, cada um destes computadores custa cerca de 150 dólares ao Governo brasileiro mas Negroponte está confiante na grande procura que futuramente se deverá registar por parte dos países mais pobres do mundo e que torne possível baixar o preço de cada unidade para menos de 100 dólares já em 2008.
Recorde-se que estes computadores especiais, distribuídos dentro de um chassis verde e branco, são compostos por uma processador AMD Geode a 366MHz, com base num disco de 128MB com associação de memória Flash de 512MB. O portátil tem quatro portas USB assim como um chipset Wi-Fi fornecido pela Marvell. O ecrã é um LCD de 7.5 polegadas.