As assistentes virtuais são uma das grandes tendências actuais. As grandes empresas tecnológicas têm ofertas específicas e já lançadas.
A Siri foi uma das primeiras a chegar ao mercado e agora os seus criadores mostraram como será o futuro, com a Viv.
Esta nova assistente virtual foi apresentada por Dag Kittlaus, um dos criadores do Siri no TechCrunch Disrupt em New York City e promete ser uma revolução no mercado das assistentes virtuais. Vai ser mais interactiva e mais inteligente que qualquer uma das propostas actuais.
Não se vai limitar a interagir de forma estática com os utilizadores, ou encaminhá-los para pesquisas na Internet quando não têm resposta. Vai conseguir aprender com os utilizadores e com as interacções que forem feitas, tendo também a capacidade de se programar para conseguir passar a dar respostas mais úteis para quem a usa.
Uma das limitações que estas assistentes têm hoje em dia é a interacções com outros softwares e com outros serviços, algo que a Viv consegue realizar de forma simples e natural.
Não se limita a um conjunto pré-determinado de comandos, mas ajusta-se e adapta-se ao que é a interacção da linguagem natural e consequentemente, a forma mais natural de interagir.
Viv is an artificial intelligence platform that enables developers to distribute their products through an intelligent, conversational interface. It’s the simplest way for the world to interact with devices, services and things everywhere. Viv is taught by the world, knows more than it is taught, and learns every day.
O entendimento desta linguagem simples permite à Viv responder a questões complexas e que dependem de factores e condições externas, o que tornam esta assistente virtual diferente de tudo o que está até agora disponível.
É nestes momentos que a Viv cria a sua programação específica para se ajustar às intenções dos utilizadores e conseguir dar as respostas esperadas.
Os criadores da Viv não a querem presa a uma única plataforma e nem apenas aos dispositivos móveis. Esperam que seja usada em todas as plataformas e em dispositivos que vão rodear o nosso dia-a-dia.
Quem assistiu à apresentação feita por Dag Kittlaus descreveu-a como impressionante e única. A Viv leva este conceito a um nível ainda muito difícil de atingir pelas restantes assistentes. A Viv é futuro e em breve estará disponível.