Pplware

Criado sistema que prevê ataque cardíaco 24 horas antes!!!

Os investigadores Pedro Bizarro e Diogo Guerra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveram um protótipo de uma tecnologia altamente inovadora a nível internacional na área da monitorização dos Cuidados Intensivos dos Hospitais, capaz de prevenir, com 24h de antecedência, a ocorrência de um ataque cardíaco.

Tal feito, mereceu o primeiro lugar da Quinta Edição do Prémio BES Inovação, no valor de 85 mil euros, não só na categoria das Tecnologias de Informação e Serviços, mas também vencedora do Grande Prémio Nacional.

Trata-se de uma tecnologia com imenso valor e pertinência, pois para além de prever, como referi, com 24h de antecedência a ocorrência de um ataque cardíaco, indica, em simultâneo, quais os factores que estão a contribuir para esse acontecimento, quais os causadores desse ataque (ex: níveis de potássio ou magnésio, plaquetas, entre outros), como também sugere medidas preventivas adequadas. Todas estas características, fazem parte das inovações da tecnologia SICU (Surgical Intensive Care Unit).


Este sistema ainda tem outra característica curiosa, pois fornece alertas clínicos que diferem por doença, idade e paciente, entre outras variáveis. Isto é, o equipamento está dotado de sistemas inteligentes que reduzem a geração de falsos alarmes, ao contrário do que acontece com os “vulgares” equipamentos do mercado. Segundo um dos criadores desta tecnologia, Pedro Bizarro, “os actuais sistemas de monitorização não reúnem informação em tempo real, e a configuração de regras é muito escassa, gerando um elevado número de falsos alarmes (ex: se o doente se mexe bruscamente é gerado um alarme), que acabam por ser ignorados. Todos os anos milhares de pacientes internados nos cuidados intensivos sofrem Enfartes Agudos do Miocárdio, apesar de estarem ligados a sistemas de monitorização contínua”

Para além da inovação, das muitas vidas que pode vir a salvar, ou problemas que pode prevenir, esta tecnologia tem também as seguintes características:

Esta tecnologia foi desenvolvida no âmbito do projecto europeu BICEP: Benchmarking Complex Event Processing Systems, e contou com a parceria da Oracle Corporation, da University of Utah Medical Center, e Whitehead Institute/MIT Center for Genome.

Esperemos que não demore muito até estar no mercado, pois ideias e inovações como estas são extremamente necessárias.

Exit mobile version