Pplware

Cr-48 – O Notebook da Google

Depois de termos apresentado ao início da manhã a nova loja de aplicações da Google para o seu browser, é hora de falarmos um pouco sobre as novidades que foram ontem apresentadas sobre o Chrome OS.

Ao contrário do que seria esperado ainda não disponibilizada a versão final deste sistema operativo da Google. Foram anunciadas algumas melhorias e apresentado um equipamento que será a base de testes deste novo SO. O Cr-48 é o notebook que a Google apresentou ao mundo e virá equipado com o Chrome OS.

O Cr-48 é uma máquina que a Google vai disponibilizar a um limitado grupo de utilizadores e será o primeiro teste, fora da empresa, que será feito ao seu sistema operativo. Os potenciais candidatos a testar este equipamento devem morar nos Estados Unidos e preencher uma ficha para poderem ser elegíveis para receberem este equipamento. A Google oferece a máquina e espera apenas em troca que os utilizadores usem o Cr-48 com grande regularidade e que enviem feedback sobre essa utilização.

É esperada uma grande corrida por parte dos muitos potenciais candidatos. A Google irá disponibilizar este computadores a particulares, empresas, escolas ou programadores.

De todas as características da máquina ressalvamos as seguintes e que são as principais:

O seu corpo é totalmente negro e não é apresentado qualquer logótipo ou imagem que faça referência à Google. Não existem marcas que o distingam de um outro PC, mas as suas características tornam-no quase único.

Para além do já esperado Chrome OS que o irá alimentar e manter, apenas se lhe detecta uma porta USB e uma porta VGA para ligação a um monitor externo. Como é um PC web-based tem naturalmente uma camara web e um microfone integrados na tampa.

Uma das caracteristicas que foram apresentadas e a que foi dada uma importância especial no desenvolvimento do Chrome OS foi a rapidez de arranque e de hibernação. Durante a apresentação de ontem foi demonstrado que a configuração de um PC novo com Chrome OS pode decorrer em poucos minutos e que após uma hibernação o PC acorda mais rápido do que qualquer outro sistema operativo.

Foram ainda apresentadas outras novidades, tais como a possibilidade de ter várias contas de utilizador configuradas e o Sandboxing para proteger ao máximo o computador.

Curioso foi o facto de terem dotado este equipamento de um modo jailbreak. Basta que retirem a bateria do Cr-48 e troquem a posição de um interruptor para que entrem neste modo e possam explorar um pouco mais este novo sistema operativo.

Outra curiosidade está no seu teclado, de tamanho “normal”. Foram retiradas as teclas de função ou Caps Lock. Esta última tecla foi substituída por outra que lança uma pesquisa no motor de pesquisa da Google.

A aposta da Google neste tipo de abordagem é fora do normal. Não existe o hábito de “doar” máquinas a um vasto grupo de utilizadores normais para que realizem testes de forma não controlada. É no entanto a forma mais prática de ter um retorno mais fidedigno e real.

Está previsto para o meio do ano de 2011 a comercialização dos primeiros notebooks com Chrome OS por parte da Acer e da Samsung. Posteriormente apareceram novos fabricantes e novos modelos de equipamentos com este novo sistema operativo.


Homepage: Cr-48

Exit mobile version