É provavelmente a notícia do dia no que diz respeito à COVID-19. Sem qualquer discussão anterior, a vizinha Espanha passou a exigir desde hoje, a quem viajar de Portugal por via terrestre um teste negativo à COVID-19.
Também pode ser apresentado um certificado de vacinação ou de recuperação da doença, segundo o Consulado Geral de Espanha em Portugal. Mas há exceções!
Teste para quem não foi vacinado e certificado para quem já foi…
A partir de hoje, quem viajar por via terrestre de Portugal para Espanha tem de apresentar um teste negativo à COVID-19 ou certificado de vacinação ou de recuperação da doença.
Esta medida já se aplica a quem viajava pelas vias marítimas ou aéreas, sendo a partir de hoje também obrigatório para quem cruzar a fronteira terrestre.
Relativamente ao teste este é obrigatório para maiores de 6 anos. Não precisam de apresentar teste:
- Os profissionais do transporte rodoviário no exercício da sua atividade profissional;
- Trabalhadores transfronteiriços;
- Residentes em áreas de fronteira, num raio de 30 km ao redor do seu local de residência.
De relembrar que as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha estiveram fechadas entre 31 de janeiro e 30 de abril devido à pandemia de COVID-19 e apenas era permitida a passagem, em 18 pontos autorizados, ao transporte internacional de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, veículos de emergência, socorro e serviço de urgência.