Pplware

Cotonetes, palhinhas ou copos plásticos proibidos a partir de hoje

Plásticos de uso único proibidos são proibidos a partir de hoje! O Governo português tinha decidido implementar esta medida no ano passado, antecipando largamente as datas da diretiva europeia, mas a pandemia de COVID-19 levou ao adiamento e Portugal.

Cotonetes, palhinhas ou copos plásticos de uso único deixam de estar à venda.


A medida tem sido bastante elogiada, mas também criticada pelo facto de ser pouco ambiciosa. O decreto-lei que proíbe a venda de vários produtos de plástico de uso único, como cotonetes, palhinhas e pratos em toda a União Europeia entra em vigor hoje.

A nova legislação relativa ao uso de utensílios de plástico, aprovada pelo Parlamento Europeu, tem como objetivo reduzir o consumo de produtos de plástico de utilização única na União Europeia até 2026, de modo a combater a poluição gerada pelo plástico.

Produtos plásticos que deverão desaparecer a partir de hoje (1 de novembro)

Em 2022

Em 2023

 

Em 2025

De acordo com a diretiva, este decreto-lei estabelece dois objetivos de redução do consumo de copos para bebidas e recipientes para alimentos destinados ao consumo imediato ou prontos a consumir: até 31 de dezembro de 2026, uma redução de 80% relativamente a 2022 e, até 31 de dezembro de 2030, uma redução do consumo de 90%.

Para assegurar estes objetivos estão previstas medidas, a cumprir a partir de 2024, como a disponibilização de recipientes reutilizáveis para consumo de alimentos e bebidas mediante a cobrança de um depósito, entre outras.

Exit mobile version