Gerir as refeições e as actividades extracurriculares dos alunos das escolas de Aveiro a partir da Internet vai ser possível já no início deste ano lectivo.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) que está a criar um portal que permitirá aos encarregados de educação gerirem o acesso às refeições escolares e às actividades extra curriculares dos seus educandos.
Pedro Ferreira, vereador da Educação da autarquia disse ao SOL que o objectivo é «ter uma escola do século XXI. Tínhamos um sistema de senhas na compra das refeições, o que para quem gere 42 escolas é complicado. O que pensámos foi arranjar um sistema que permita controlar este processo e que seja evolutivo», afirmou o autarca.
Desta forma, os alunos de todas as escolas do concelho passarão a utilizar um cartão electrónico carregável por débito bancário no portal ou, em alternativa para quem não tem acesso à Internet, em quiosques digitais instalados nas sedes dos agrupamentos escolares.
A gestão das refeições e actividades extra-curriculares por este método entrará em funcionamento já no início deste ano lectivo, estando previsto o desenvolvimento de outros serviços que irão integrar o portal, como a possibilidade de controlar as faltas e o acesso a determinados locais.
Além disso, está também a ser estudada a hipótese de efectuar os carregamentos via Multibanco, revelou Pedro Ferreira.
Este novo serviço permite à autarquia obter um maior controlo mais sobre as refeições e as actividades extracurriculares das escolas do concelho, reduzindo a circulação de dinheiro, conforme o vereador.
Para os encarregados de educação, Pedro Ferreira aponta como principais vantagens uma maior diversidade na aquisição das refeições escolares, maior segurança e menor dispêndio de tempo.