O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.
Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.
Análise forense a um disco!
Boa noite.
Decidi escrever esta mensagem porque necessitava de ajuda sobre uma situação de segurança informática e achei que a Pplware me poderia ajudar neste assunto.
Gostaria de saber se era possível saber se o nosso disco rígido ou algum ficheiro do disco foi copiado.
Se fosse para saber se alguém entrou no meu windows ou linux acho que facilmente encontrava algo que me podesse fornecer se alguém iniciou sessão no meu computador mas o meu problema é se dá para saber se foi copiou algum ficheiro do disco rígido para outro computador, disco rígido ou pen.
Isto porque tenho em mãos o caso de um computador roubado que o dono recuperou e gostaria de saber se há forma de saber se alguém copiou algum ficheiro, não apenas se entrou no windows mas se usou uma caixa externa ou outro sistema operativo ou cd de recuperação ou algo do género para aceder aos ficheiros e copia-los.
Resumidamente, há forma de saber se algum ficheiro do nosso disco foi copiado, quer através do windows instalado ou através de caixas externas para os discos, cds de recuperação, linux etc..?
Fico a aguardar uma resposta,
Muito Obrigado,
Jorge Lourenço.
Resposta:
Jorge,
A resposta a essa questão não é de todo simples e está um pouco condicionada com o que assistimos nos filmes e na televisão.
Mas vamos tentar responder de forma compreensivel e que lhe seja útil.
Em principio o Windows não regista comandos que lhe sejam dados, ainda para mais através da interface gráfica.
Logo não será simples e provavelmente impossível conseguir aceder ao que se passou na sua máquina quando esta estiver fora do seu alcance.
Esta situação piora caso esse disco seja usado uma unidade externa, que é o caso num live CD ou caixa externa.
Se fosse registado seria no sistema operativo externo, a que não consegue com certeza aceder.
Seria possível instalar aplicações que realizassem o registo dos ficheiros acedidos, mas pelo que descreveu essa situação agora pouco interessa.
A resposta que temos para lhe dar é que infelizmente não é possível ter acesso a essa informação.
No entanto, e para dar alguma ajudar adicional, é possível saber a data em que um ficheiro foi acedido.
Essa informação é guardada e apresentada nas propriedades dos mesmos ficheiros.
Não indicará se o ficheiro foi copiado ou não, mas o ser acedido indicará se foi “mexido” no período em que a máquina esteve longe do seu dono. E note que o copiar, mover ou editar faz alterar essa data.
[Respondido por Pedro Simões]
Agilizar a utilização de um Media-Center
Bom dia,
comprei um projector lá para casa, e comprei um media center para poder ver os filmes com uma boa qualidade.
O que aconteçe é o seguinte: eu faço downloads dos filmes no meu portatil e depois tenho que os copiar para a pen, posteriormente para o media center para ficar la com eles…
Isso já me começa a cansar..
Não havera melhor solução para mim? Talvez um media center com wifi para poder ir buscar, ou apenas ler, os filmes que tenho no pc, sem ter que utilizar pen.. ja me disseram para ligar um computador directamente ao projector por hdmi, mas é uma solução que nao me agrada de todo.
Queria mesmo acabar com as copias de um lado para o outro, porque só me faz perder tempo..
Aguardo por uma ajuda,
Cumprimentos
Turista0351
Resposta:
Turista0351,
Há várias formas de tornar esse processo mais simples, muitas mesmo.
A mais simples e directa exigirá, primeiro que tudo, que o media center tenha ligação à rede local.
A ideia será utilizar a partilha de unidades na rede e, na altura de ver um filme, não tem sequer que se preocupar em copiá-lo… bastará que, após tudo configurado, o filme seja acedido pelo media center a partir da ligação de rede, estando alojado no disco do portátil, ficando assim o portátil a fazer de servidor (implica ambos estarem ligados na altura de visualização).
O mesmo será possível ao contrário: fazer o download do filme no portátil mas, desta vez, ser guardado directamente no media center numa unidade partilhada na rede (implica também ambos estarem ligados, mas desta vez na altura do download).
Supondo que utiliza Windows, pode utilizar est guia da Microsoft: http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows-vista/share-files-and-folders-over-the-network-from-windows-vista-inside-out
Uma alternativa seria um NAS: é uma espécie de servidor de alojamento doméstico de muito baixo consumo. Com um investimento baixo poderá adquirir um pequeno adaptador com Ethernet (cabo de rede) e USB, que permitirá ter uma unidade da rede (via ethernet) que coloca à disposição o armazenamento lá ligado por USB. Existe uma elevada variedade de produtos com esta capacidade. Tanto o download seria lá guardado directamente pelo portátil como a visualização do filme seria feita directamente pelo media center.
Se tiver um Router MEO, ou semelhante, poderá utilizá-lo para essa funcionalidade: https://pplware.sapo.pt/networking/router-meo-partilhe-um-discopen-usb-na-rede/ .
[Respondido por Hugo Cura]
App iOS e a publicidade
Boas.
Tenho uma duvida algo dificil de responder..espero que me possam ajudar pois neste país é muito dificil arranjar alguem que me possa ajudar, e a apple pouco ajuda também.
Chamo-me Miguel, tenho 17 anos, e decidi fazer um jogo para iPhone e iPad como projeto final de 12º ano. Eu não sabia nada de programação, mas fui aprendendo e a verdade é que consegui mesmo concluir o jogo. Fiz com recurso ao motor gráfico cocos2D. Agora a minha dúvida é a seguinte : eu gostaria de por o jogo na app store. e queria por grátis. Mas devido ao grande investimento de tempo e recursos neste jogo, gostaria de integrar o iAd para ganhar uns trocos e com isso continuar a fazer jogos e aplicações para a App Store.
o meu problema é que o iAd é muito facil de integrar numa aplicação normal com um view controller. Mas no cocos2d não há view controller. Então após várias horas, consegui integrar o iAd através do GameLevelLayer com o seguinte código :
ADBannerView *adView = [[ADBannerView alloc] initWithFrame:CGRectZero];
adView.frame = CGRectOffset(adView.frame, 0, 50);
adView.requiredContentSizeIdentifiers = [NSSet setWithObject:ADBannerContentSizeIdentifierLandscape];
adView.currentContentSizeIdentifier = ADBannerContentSizeIdentifierLandscape;
adView.delegate=self;
[[[CCDirector sharedDirector]view]addSubview:adView];
E aqui é que está o verdadeiro problema. o iAd aparece e funciona tudo direito, mas há um problema, a apple obriga a que quando não há publicidade para mostrar ou quando não temos internet, o iAd automaticamente desapareça.
Eu não consigo fazer isso! já segui todos os guias que encontrei mas todos eles são integrados com um viewcontroller, diferente do Cocos2D, alguem me pode ajudar por favor???
Muito obrigado, really.
Miguel
Resposta:
Miguel,
Se bem entendi o que tu queres é ter um timer que de ‘x’ em ‘x’ tempo ou quando a app detecta por outra maneira que não tens internet que te remova o iAD?
Se for essa a questão é meteres o timer e na função implementar o, [adView removeFromSuperView] , tambem tens metodo bannerViewActionInProgress: para ver a vista esta carregada, se for esse o caso penso que podes utilizar logo o metodo cancelBannerViewAction:
E quando voltares a ter internet voltas a fazer o addview ao teu adView .
[Respondido por Edgar Clérigo]
WordPress multi-idioma
Viva Pplware,
gostava de saber se dentro da plataforma wordpress (ou outra) é possível conseguir gratuitamente um plug-in ou opção que permita num mesmo post apresentar informação em duas línguas (escritas por nós em ambos os casos), mudando entre elas através de um clique.
Desde já obrigado pela ajuda e parabéns pela qualidade da vossa plataforma on-line.
caso a pergunta não tenha sido muito clara, por favor, consultem o exemplo do site fubiz.net, que nos post apresenta uma opção de mudar de língua entre francês e inglês, sem mudar o link da página (http://www.fubiz.net/2013/05/31/indoor-cloud-formed-with-kites/)
Obrigado
Miguel Cabral
Resposta:
Miguel,
Para WordPress existe solução para quase tudo. E para algo tão importante como a apresentação de conteúdos, o core do próprio WordPress, existe até mais do que uma solução.
Antes de atacarmos o problema e apresentar a solução devo lembrar que a melhor forma de o fazer, e que a maioria dos plugins vai disponibilizar é apenas a visualização do conteúdo noutro idioma, ficando a responsabilidade da sua tradução a seu cargo.
Existem formas automáticas de o fazer, recorrendo ao Google Translate ou ao Bing Translator, mas estas traduções feitas por máquinas, apesar de já muito próximas da perfeição, ainda deixam um pouco a desejar.
Isto quer dizer, de forma resumida, que deve ser o dono do site a fazer a tradução dos conteúdos e a disponibilizá-los.
Feito este aviso importante vamos à parte mais simples da sua questão.
Qual ou quais os melhores plugins para apresentar páginas em vários idiomas? Simples e de variada oferta. Tem desde os altamente profissionais e pagos até aos gratuitos e mais limitados.
A própria WordPress tem uma página dedicada a esta questão onde apresenta as várias soluções possíveis e a forma de tratar esses conteúdos.
Em vez de lhe recomendarmos um específico, até porque não fazemos uso de nenhum, recomendamos e indicamos para leitura essa página do próprio WordPress.
Pode encontrar essa página neste endereço.
[Respondido por Pedro Simões]
Salvar um disco que está com problemas
Olá PPLWare.
Preciso da vossa ajuda para um problema urgente. Tenho um disco de 1TB cheio de informação mesmo importantíssima. Acontece que ele é reconhecido mas está inacessível.
Já corri o comando “chkdsk g: /f” mas não funcionou. Neste momento estou a utilizar o HDD Regenerator que me diz que faltam 70Horas para concluir…
Conseguem-me ajudar neste grande problema? Posso dizer que tenho uma vida digital guardada no disco. Obrigado pela atenção.
Correção: Já concluiu o HDD Regenerator e sem sucesso. Já tente abrir em Linux e inclusive montá-lo pelo terminal e nada.
Quando faço o chkdsk no windows ele chega a detetar a label (O nome que tenho no disco) mas diz “Corrupt masterfile table…” Acho que também passou de NTFS para RAW. Preciso mesmo de ajuda! Tenho documentos importantíssimos dentro dele… Obrigado.
Cumprimentos.
Resposta:
BassBone,
Esse é um problema grave e que deve ser tratado de forma muito cuidada para que os dados não se percam de vez.
O que recomendamos é que utilize uma ferramenta de recuperação de ficheiros, como o Active@ File Recovery, de preferência a versão comercial, e tentasse recuperar esses dados para outro disco.
Caso essa operação tenha sucesso deve após isso formata a drive e tornar a usá-la.
Note que não há garantias de que este processo funcione, mas é provavelmente o único que, caso tenha sucesso, o possa ajudar.
[Respondido por Pedro Simões]
Automatizar a instalação do Windows
Boa tarde a todos!
Gostaria de saber se existe algum programa gratuito que permita fazer uma imagem do mesmo e que quando for necessário restaurar essa imagem do Windows ele fique logo activado.
Agradeço a todos os que me possam ajudar pois tive muitos problemas em conseguir activar o meu Windows 8 Pro foi obrigado a telefonar várias vezes para a Microsoft e assim resolvia o meu problema definitivamente.
paradise lost
Resposta:
paradise lost,
Desde que o computador seja o mesmo, sim, é possível restaurar uma imagem de um backup feito anteriormente e manter o estado da licença do Windows.
O software gratuito que lhe recomendo é o EASEUS Todo Backup Free, que permite fazer exactamente o que pretede, entre outras coisas.
[Respondido por Hugo Cura]
Problemas em gravar o PFSense
Minha dúvida é simples!
Não consigo fazer a mídia de instalação do PF Sense, eu já baixei vários dos diversos arquivos disponíveis para baixar mas todos ao gravar seja qualquer que seja o aplicativo de gravação que eu use, sempre me da a mensagem que o tipo de imagem não é suportado, alguém poderia disponibilizar um link com um guia passo a passo ou fazer a gentileza de me dar umas dicas por aqui mesmo?
Estou com um maquina ótima aqui pra instalar esse Router OS e gostaria de aprender mexendo no sistema.
Desde já agradeço forte abraço.
Ricardo Valério
Resposta:
Ricardo,
Estive a descarregar várias imagens do PFSense e nunhuma apresentou qualquer problema na gravação.
Descarreguei os ficheiros de um dos sites oficiais do PFSense (este) e o que fiz foi apenas descomprimir o fizheiros com o 7-Zip e depois gravar para um CD-RW.
Estás a fazer este passo da descompressão do ficheiro? É que se tentares gravar directamente o TGZ vai, naturalmente, dar erro ao criar o CD de arranque.
Ricardo,
Estive a descarregar várias imagens do PFSense e nunhuma apresentou qualquer problema na gravação.
Descarreguei os ficheiros de um dos sites oficiais do PFSense (este)e o que fiz foi apenas descomprimir o fizheiros com o 7-Zip e depois gravar para um CD-RW.
Estás a fazer este passo da descompressão do ficheiro? É que se tentares gravar directamente o TGZ vai, naturalmente, dar erro ao criar o CD de arranque.
[Respondido por Pedro Simões]
Que música é esta, mas no Windows
Bom dia,
Existe algum site ou extensão para chrome que permita identificar as músicas que estão a tocar naquele momento, por exemplo na TV ou rádio, como o Shazam ou SoundHound para telemóvel ou tablet?
Obrigada
Diana Gonçalves
Resposta:
Diana,
Não existe uma solução para o que pretende… existem várias e cada uma melhor que a anterior.
Claro que cada uma destas soluções necessita que tenha disponível um microfone ou uma tomada de som na sua máquina, mas isso hoje em dia é um dado adquiriro.
Deixamos abaixo uma lista dos melhores serviços para que escolha o que mais se adequar ao que pretende:
- http://www.midomi.com/ – Serviço online
- http://www.shazam.com/music/web/windows-8.html – Windows 8
- http://www.wildbits.com/tunatic/ – Windows/Mac
- http://www.audiggle.com/download – Windows
Esperamos que estas soluções sirvam para o que pretende,
[Respondido por Pedro Simões]
Dúvidas com o Galaxy Note 8
Bom dia,
3 questões:
1ª Recentemente adquiri um Tablet galaxy note 8, gosto muito do equipamento mas não gosto de certas apps da Samsung como o calendário, o inote etc. como essas aplicações ocupam memoria sem necessidade como posso fazer para desinstala-las de forma fácil e que não altere em nada o desempenho do tablet ou garantia?
2ª Descarreguei o calendário Google para o tablet mas qual foi o meu espanto quando reparei que apenas sincronizou todos os eventos dos 2 últimos meses e os anteriores apenas 2 eventos por mês que são recorrentes, todos os restantes eventos não sincronizou, já percorri todas as definições da conta Google assim como as definições no tablet e nada encontro para alterar esse facto, como posso resolver isto?
3ª A melhor particularidade deste tablet é a spen, agora para produtividade, trabalho, pessoal, notas jogos etc. podem me indicar algumas aplicações que tirem o melhor partido possível desta característica?
Muito obrigado pelo vosso trabalho,
Cumprimentos,
Nuno Neves
Resposta:
Nuno,
1ª – O Android actualmente suporta a desactivação de qualquer aplicação existente, mesmo que seja uma aplicação do sistema. Basta ir a Definições > Gestor de aplicações > Separador Todas > escolher a aplicação > premir em Desactivar.
2ª – esse é uma limitação da aplicação Calendário, mas que tem a ver apenas com o consumo de recursos por parte da aplicação, já que “supostamente” é dispensável sincronizar eventos antigos.
Pelo que pude apurar, poderá sincronizar todos os eventos se fizer um pequeno truque:
– exportar todos os calendários e voltar a importá-los para o mesmo calendário ou agenda Google. Isto irá fazer com que todos os eventos anteriores aos dois meses sejam sincronizados.
3ª – não sou utilizador de um dispositivo com S Pen mas com uma rápida pesquisa ficará a saber as melhores aplicações que existem: http://bit.ly/14mBLP9
[Respondido por Hugo Cura]
Dicas para um SSD
Boa noite Pplware
Recentemente adquiri um disco SSD (SSD 120GB KINGSTON V200 S3), estou muito satisfeito com a fiabilidade e desempenho.
Sendo de certa forma uma tecnologia recente, os tutoriais que encontrei sobre a otimização destes dispositivos são muito vagos e pouco precisos.
Agradecia algum feedback da vossa parte em relação a algumas possíveis dicas que visam otimizar ou preservar o SSD.
Cumprimentos
André Tavares
Resposta:
André,
Embora determinadas práticas possam fazer reduzir a vida de um disco SSD (mas também dos magnéticos), continuamos a falar de uma duração bastante alargada e QUASE que é descabido estar a preocupar com tal pormenor.
Fazendo valer o “quase”, deixo algumas sugestões para Windows, embora que seja provável que já se encontrem configuradas do modo que vou referir (pois o sistema operativo adapta-se):
- Desactivar o serviço de pesquisa / indexação: abrir “services.msc” a partir do menu iniciar > localizar “Windows search” > clique no botão direito e escolher Propriedades > em Tipode arranque escolher Desactivado.
- Certificar que o prefetch / superfetch estão desactivados: o mesmo precedimento descrito acima mas agora localizar “Super Fetch”.
- Activar a escrita de cache no dispositivo: Gestor de Dispositivos > Unidades de disco > Propriedades do referido disco > separador Políticas > marcar Activar a escrita em cache no dispositivo.
- Certificar que o Windows está a utilizar TRIM: abrir a linha de comandos e escrever fsutil behavior query DisableDeleteNotify. Se a resposta for DisableDeleteNotify = 0, então o TRIM encontra-se em funcionamento.
- Nunca utilizar qualquer ferramenta de desfragmentação.
No meu caso, que uso um disco SSD Samsung, a própria ferramenta da marca (Samsung Magician) tratou de fazer as optimização necessárias. Esta ferramenta dá uma funcionalidade adicionar que não tenho a certeza se é ou não exclusiva dos discos Samsung.
Chama-se Over Provisioning e é referido que optimiza o desempenho e fiabilidade do disco. Consiste apenas em deixar cerca de 10% de espaço não particionado e o disco trata autonomamente do resto.
[Respondido por Hugo Cura]
Controlar a bateria de um iPhone
Boas,
Ando à procura de uma aplicação para Iphone 4S que me diga quais as aplicações que mais consome bateria.
Sei que para Android existe mas para IOS não encontrei.
Podem dar-me uma ajuda?
Obrigado e continuem com o vosso sempre bom trabalho.
Cumprimentos.
Manuel Carlos Campos de Araujo
Resposta:
Manuel,
Foram já apresentadas várias soluções para a gestão da bateria do iPhone e para saber um pouco mais sobre os consumos que estão a ser feitos.
Deixo abaixo uma lista de aplicações que deve consultar e verificar qual a que mais se adapta ao que pretende:
Note que não deve olhar apenas às aplicações que estão a consumir a bateria mas ter também presente que o hardware é um dos principais resonsáevis por consumos elevados.
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.