Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Como ler ficheiros PST?

Alguém conhece software livre ( sem trojans e malwares ) para leitura / visualização de “.PST” ou arquivo com extensão “.msg”, ambos do Microsoft Outlook 2010? Desde já meus agradecimentos.

Carlos@Rio

Resposta:

Caro Carlos,

Existe uma vasta quantidade de software para essa finalidade, uns gratuitos e outros pagos.

Não lhe posso recomendar um porque, simplesmente, não sou utilizador sequer do Outlook, mas com uma pequena pesquisa surgem resultados interessantes.

Experimente as keywords “.pst viewer free”. Pelas especificações, o Kernel Outlook PST Viewer parece cumprir os requisitos. Encontrará outros.

[Respondido por Hugo Cura]


iPhone ou Android?

Bom dia

Vou comprar um smartphone, e estou indeciso entre um iPhone e um Android, principalmente por uma razão:

quero um smartphone que consiga ser localizado sem problemas, para os meus familiares saberem sempre onde estou. O iPhone tem uma app na iCloud que, pelo que vi no youtube, parece muito fácil e rápida de utilizar. Já o Android tem bastantes aplicações para o mesmo efeito, mas parecem-me muito difíceis e pouco fiáveis.

O que acham? Há aplicações Android de localização tão boas como no iPhone?

Obrigado

Fernando Ferreira

Resposta:

Olá Fernando Ferreira,

O iPhone tem um sistema de localização integrado para o caso de perderes o equipamento ou para o caso de ser necessário localizarem-te, mas para Android tens igualmente excelentes aplicações para o efeito.

A questão das localizações duvidosas que as aplicações para Android fazem, devem-se ao facto de recorrerem a pontos de acesso abertos ou que tenhas acesso à tua volta em vez do GPS.

O GPS faz uma localização precisa e localizações por pontos de acesso dão sempre coordenadas erradas ou mais ou menos correctas (com uma enorme margem de erro).

No caso do sistema usado nos iPhones é usado o GPS, daí as localizações serem precisas.

Por acaso é uma das coisas que está realmente a fazer falta no Android, um sistema de localização eficaz, mas nunca se sabe se não virá em alguma futura versão do Android ou se mesmo não virá no Android 5.0.

Agora, aplicações de localização para Android, já testei algumas e gostei bastante do Cerberus, Wheres My Droid e PhoneLocator. Experimenta cada uma delas e vê qual satisfaz as tuas necessidades.

[Respondido por Hélder Ferreira]


Como cifrar o meu disco?

Solicito ajuda para encryptar meu notebook pessoal com Windows7, versão Home Basic 64 bits/ português-BR.

O TrueCrypt é incompativel com a arquitetura GUID do meu HD, pois somente encripta discos MBR.

Alguém me indica um software bom, simples e fiável, mesmo que seja pago, para esta missão?

Obrigado.

Carlos@Rio

Resposta:

Caro Carlos,

Para garantir alguma fiabilidade no processo, o ideal seria utilizar a ferramenta integrada no Windows, o Bitlocker. Infelizmente isso não é solução pois não está disponível na versão do Windows que possui.

As soluções para o que pretende não abundam, mas cheguei a um software que é reportado como compatível com encriptação em sistemas GPT: BestCrypt Volume Encryption da Jetico.

[Respondido por Hugo Cura]


Um ficheiro que não quer ser eliminado

Tenho um problema que já dura há uns meses, o qual não consegui resolver. Tenho um ficheiro numa pasta, um vídeo que me foi enviado por e-mail (Gmail) e para visulizá-lo, fiz o download do mesmo.

Quando eliminei-o ficou o “rasto” (ficheiro com 0KB). Gostaria que me dissessem posso remover este “rasto” daqui?!

Grato pela vossa atenção,

Tito Santos.

Resposta:

Caro Tito,

Há um software que permite forçar a eliminação de ficheiros quando o explorer não é capaz de o fazer, por diversos factores que agora não são importantes referir.

Chama-se Unlocker e é freeware: http://www.filehippo.com/download_unlocker/

O problema deve ficar resolvido.

[Respondido por Hugo Cura]


Um portátil com problemas no ecrã

Boa tarde!

A minha questão está relacionada com um problema, penso eu, de hardware com um pc q possuo (Insys game force e-escolas).

Há já algum tempo que este dito computador sofre de um erro no ecrã, uma espécie de falha, que o deixa normalmente todo branco. De salientar que esta falha é apenas pontual e não periódica e tende a acontecer mais vezes quando se mexe no ecrã ou algum tipo de trepidação que afete o pc. A solução perante isto tem sido, na maioria dos casos, suspender o pc e voltar a ligar…

Já tentei inclusive abrir o pc e verificar se a olho nu verificava alguma anomalia, dando mais relevância ao cabo que faz a ligação ao ecrã, mas aparentemente esta tudo ok. O mais estranho é que das duas vezes que fiz isto o problema deixou de existir durante uns tempos… Estranho no mínimo!

Perante isto, pedia que se fosse possível algum tipo de aconselhamento ou esclarecimento me fosse enviado.

Cumprimentos

Tiago Cunha

Resposta:

Tiago,

O problema parece estar num qualquer componente de hardware. Pelo que descreve o problema deverá estar no cabo de ligação entre o ecrã e o computador.

Para detectar de vez se o problema está aqui aconselhamos que use o computador com um monitor externo e que veja se o problema se mantém.

Caso assim seja o ideal é levar o computador a uma loja, pois penso que estará já fora da garantia, e ver qual o preço da sua reparação. Se for apenas um cabo não deverá ser caro.

Até lá, e porque o problema se resolve temporariamente com o hibernar do Windows, deve usar esta situação para contornar o problema.

[Respondido por Pedro Simões]


Alternativas para o Flash na criação de aplicações

Boa tarde!

Fiz alguns programas/jogos em Flash para os meus alunos estudarem em casa.

Como não tenho formação em informática, (sou professor de música) recorri ao Adobe Flash CS5.5 por causa da interface gráfica que permite inserir imagens e controlar a partir daí.

O resultado foi satisfatório, mas estou a pensar fazer mais alguns programas. O meu receio é a futura falta de suporte para o Flash, pelo que gostaria de iniciar o HTML.

Haverá algum programa semelhante ao Adobe Flash mas que funcione em HTML? Ou haverá alguma alternativa gratuita ao Flash CS5.5?

Grato pela atenção,

João Dias

Resposta:

João,

Antes de mais parabéns pela sua iniciativa. É de louvar que procure aprender a usar as novas tecnologias para dar aos seus alunos um pouco mais de apoio no estudo e para dar-lhes outra vontade de aprender.

Infelizmente  as alternativas gratuitas que existem ao Adobe Flash CS não conseguem ter a qualidade que este tem.

O Adobe Flash CS é uma aplicação de topo e o preço que temos de pagar por isso não é baixo.

A alternativa que pretende usar, o HTML, não é viável. O HMTL é apenas uma forma de apresentação de texto e imagens.

Para conseguir fazer  o que pretende tem de recorrer a uma linguagem de programação, que deverá ser, por exemplo, o JavaScrip em complemento com CSS e as novas tags HTML5.

A suposta falta de suporte para o Flash num futuro próximo poderá ser perfeitamente compensada com esta tecnologia.

Quanto a editores, para JavaScript, podemos aconselhar um dos dois melhores IDE’s disponíveis, o NetBeans ou o Eclipse.

[Respondido por Pedro Simões]


Ajuda para um Cubieboard

Boa tarde a todos,

Em 1º lugar gostaria de dar os parabéns pelo vosso site pelas notícias interessantes e sempre atualizadas que disponibilizam dia-a-dia.

Em 2º lugar gostaria de expor aqui o meu problema que é o seguinte:

Derivado à leitura mais pormenorizada dos mini-pc conclui que para começar neste “mundo” deveria optar pela cubieboard, visto que, pensava eu, se iria adaptar perfeitamente para aquilo que estava destinado (ver filmes, net, youtube e streaming).

Já lá vai quase uma semana e tal que chegou o aparelho e até agora a única coisa que consegui fazer foi ir à net…incrível mas é verdade. Experimentei os 3 Sist. Operativos (Linaro, Debian e Fedora) e em todos eles acabo sempre por bater na mesma parede, que é a instalação dos codecs, flashs, etc…

Eu sei que vocês têm um tutorial para o Raspberry Pi, e o que eu pretendia, se não fosse tar a abusar muito, era o mesmo para o Cubieboard. Pelo menos um tutorial onde se conseguisse explicar como instalar os programas principais, isto é:

  • VLC
  • Chrome Browser
  • Flash Player
  • Codecs
  • Etc

Porque sinceramente já tou a ficar desesperado ao ponto de vender a placa, é que perdi uma semana inteira à procura disto e nada resultou.

Agradecendo desde já a vossa compreensão,

Um grande abraço

Ilídio Pinto

Resposta:

Ilídio,

Antes de mais obrigado pelas simpáticas palavras sobre o Pplware.

Tal como o RaspberryPi o Cubieboard é uma excelente escolha para um mini-pc. A diferença que existe entre eles está na comunidade que lhes dão suporte, sendo a do RaspberryPi muito maior e por isso haver muito mais informação disponível sobre ele.

No entanto a comunidade do Cubieboard está forte e com muita informação disponível.

O facto de apenas termos guias feito sobre o RaspberryPi deve-se a apenas termos esse equipamento para testes e para desenvolver esses guias.

No entanto, e à parte das diferenças de hardware, estes dois mini-pc’s acabam por ser semelhantes no que toca a sistemas operativos e o que pode aplicar num pode também aplicar no outro.

Uma vez que o sistema operativo que vai usar é o mesmo dos outros mini-pc’s e até de outros PCs os comandos e a usar para instalar software são os mesmos. Veja como isso se faz no Linux e tem aí a informação necessária.

Numa pesquisa rápida que fiz na Internet encontrei informação útil e interessante.

Aconselho-o a ler a Wiki e a FAQ do site do Cubieboard e a procurar aí todas as informações que necessita.

Uma fonte de informação adicional e muito interessante é este artigo que explica os primeiros passos a dar com o Cubieboard.

Aproveitamos para deixar o convite para nos escrever alguns guias sobre o Cubieboard. Nada melhor que a experiência pessoal para descrever os problemas que encontrou e a forma como os contornou.

[Respondido por Pedro Simões]


Um Galaxy S com problemas

boa tarde,

segui o tutorial do seguinte link: https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/android-sgs-como-instalar-a-stock-rom-xxjw4-2-3-6/

e o meu telemovel agora está constantemente a fechar processos, fiquei com todas as aplicações instaladas mas não consigo aceder nem desinstalar nenhuma.

Fiz os dois wipe’s e ainda assim estão sempre a aparecer as janelas de aviso a informar que um dos processos parou de forma inesperada. O que devo fazer?

Cumprimentos.

Filipe Pinto

Resposta:

Caro Filipe,

O guia que indica é apenas compatível com a versão internacional do Samsung Galaxy S, o GT-i9000. Modelos como o GT-i9000B não são suportados.

Se preenche estes requisitos, deverá seguir o guia indicado com o máximo de atenção, pois todos os pormenores estão explicitados, pelo que não há margem para erros, como pode verificar nos comentários do Guia.

Concluindo, a solução é tão simples como: carregar totalmente o telemóvel e seguir o guia, desde a instalação dos drivers, ao flash da ROM pelo ODIN, lendo com cuidado cada pormenor.

[Respondido por Ana Narciso]


Um Benq com problemas no ecrã

Boa noite.

Tenho um maxweel lite e de depois de ter ficado em carregamento e off durante a noite, o que é normal, quando o liguei tibha 2 linhas rectas no visor.

Uma em tom verde a outra em tom rosa.

Já fiz o reset mas de nada adiantou. Qual será o problema?

Obrigada

Marta

Resposta:

Marta,

Pelo que descreve o seu Maxweel Lite deverá ter um problema no ecrã. Não deve ser uma situação normal e por isso deve ser encaminhado para reparação.

Uma vez que é um equipamento novo ainda deverá estar na garantia e o problema resolvido sem problemas.

Uma vez que é um problema de hardware (ecrã) não necessita de fazer reset ao equipamento.

As causas deste problema podem ser várias, mas pelo que descreveu não se devem a má utilização.

Active a garantia do equipamento na loja onde o comprou e o problema será resolvido.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version