Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Mais segurança no Router Meo

Bom dia.

Alguém consegue activar a função “Detecção de intrusões” no router da Meo (Thomson: TG784 Firmware: 10.2.1.D). Já andei no menu por Telnet, mas tem tanta coisa que não consigo encontrar. :S

PS: Acedendo pelo browser não aparece nenhuma opção (Estou com conta RootUser).

Abraço

Jorge Silva

Resposta:

Viva Jorge,

De facto essa é uma das funcionalidades que está presente no Thomson mas que não está incluída na interface de gestão e configuração do equipamento.

Para activar tal opção, basta que entre via Telnet com as mesmas credenciais que usa na interface gráfica e escreva os comandos:

ids config state=enabled
saveall

[Respondido por Pedro Pinto]


Um problema com os jogos no portátil

boa tarde,

eu adquiri na worten um computador toshiba l850 com o windows 8×64 mas ando a muito tempo a tentar resolver um problema que é, tipo eu gosto de jogar minecraft e counterstrike mas nao tou a conseguir porque me da erro do open gl.

No minecraft aparece aquele erro normal e pede para actualizar as drivers e isso mas eu ja actualizei e nao deu, no counterstrike ele roda mas so consigo jogar a 5 fps ou entao em modo software.

A minha grafica é uma amd raedo hd 7670m 2gb dedicados..

gostava que alguem me ajudasse por favor

Filipe Ferreira

Resposta:

Caro Filipe,

É sempre complicado indicar uma resposta com precisão num caso desses. O problema poderá ser a nível de software (drivers) ou incompatibilidade do jogo, mas sem conhecer o PC, os jogos em questão e as eventuais “manhas” do conjunto não consigo dar uma resposta concreta.

Há dois locais onde os drivers podem ser obtidos: no site da ATI e na Toshiba. Neste casos, é preferencial instalar os drivers que são fornecidos pelo fabricante pois podem ter alterações apropriadas para esse modelo de PC (não sei se foram esses drivers que instalou).

Os drivers podem ser descarregados aqui.

[Respondido por Hugo Cura]


Quero uma boa ROM para o meu Android!

Boa tarde!

Alguém me pode sugerir uma rom para o samsung galaxy ace (GT-S5830) de preferencia 4.0.4 ou superior?

Asoli

Resposta:

Caro Asoli,

Por não ter esse modelo de smartphone, não consigo sugerir uma ROM onde possa garantir e confirmar a qualidade e o seu bom funcionamento.

Como já é hábito nestes casos, recomendo sempre uma pequena pesquisa no melhor fórum desse tipo de conteúdos, o XDA-developers.

Existe uma secção destinada a esse modelo, aqui, e as ROMs que estão a “esfervilhar” encontram-se na secção Android Development.

Há já várias ROMs ICS e JellyBean, basta passar pelas respectivas threads e ler a descrição, pois há sempre vantagens e desvantagens de umas ROMs perante outras. Depois é só instalar recorrendo aos procedimentos habituais.

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Vou fazer reset ao meu telefone

Bom dia,

Eu tenho um Galaxy SII e tenho vontade de o formatar. Gostava de saber qual vai ser o estado do telemóvel, perde as actualizações que fiz inicialmente? Tenho de fazer novamente root?
Obrigado.

João Falcão

Resposta:

João,

Formatar, suspeito então que seja um Factory Reset, que é um reset ao equipamento de forma a deixá-lo no seu estado inicial.

O reset de fábrica simplesmente apaga tudo o que estiver no equipamento, aplicações, configurações e memória interna.

A actualização que realizas-te mantêm-se pois ela está instalada na partição System, partição essa que não é formatada. A não ser que seja feito via custom recovery (recovery modificado Ex.: ClockworkMod).

[Respondido por Hélder Ferreira]


E que smartphone comprar?

Boa tarde!

Estou a pensar em comprar um novo smartphone, e pensei no samsung galaxy s3, mas agora apareceu um novo topo de gama, da sony, que é o sony xperia z, e ainda há qualquer coisa no nokia lumia 920.

Não quero fazer uma má compra, mas qual deles é o melhor?

Obrigado.

Curioso

Resposta:

Curioso,

A resposta à tua questão depende daquilo que procuras.

O Xperia Z, actualmente, é superior ao Galaxy S3, mas se gostas / precisas das funcionalidades do TouchWiz (interface de utilizador dos equipamentos Samsung), talvez seja a melhor escolha.

Se procuras um equipamento robusto com um sistema bastante promissor como o Windows Phone 8, talvez o Nokia Lumia 920 seja o indicado, mas talvez devas procurar mais algumas informações sobre o sistema e o equipamento em si.

Os Sony Xperia podem ser bastante bons, mas perdem um pouco pelo fraco suporte de actualizações da marca, tal como aconteceu com o Xperia S.

No entanto, se ponderas o Sony Xperia Z, talvez pudesses ver também o HTC One 16GB que deve estar +/- ao mesmo preço.

Se quiser esperar, sempre pode equacionar o Samsung Galaxy S4 que está prestes a chegar.

[Respondido por Hélder Ferreira]


Fazer Root ao meu S3

Podem me ajudar no root do meu Galaxy S3 jelly bean?

já me disseram que basta colocar o siyha no odin e fica logo com root.

Mas como fazer unroot? é melhor do que com o CF root? aumenta também o flash counter?

Obrigo.

Blueparty

Resposta:

Olá Blueparty,

Não tentes fazer instalações custom via Odin, uma vez que vai alterar o custom binary download, o que irá fazer com que percas a garantia (apesar de poder ser resetado com o Triangle Away, pode causar problemas durante o reset).

Referindo também que há sempre aquela hipótese de dar Yellow Triangle (erro de modificação de kernel).

Tenta procurar fazer root via stock recovery com o ZIP do ClockworkMod e o ZIP dos binários do Root, é o modo mais seguro e como não faz qualquer modificação no kernel, não causa Yellow Triangle.

Podes também tentar um kernel que dê para flashar pelo stock recovery.

[Respondido por Hélder Ferreira]


Uma bateria que vai deixado de carregar

Boas comunidade.

Adquiri uma bateria à poucos dias. Da primeira vez carregou normalmente até aos 100%.

Na segunda apenas carregou até aos 84% e na terceira apenas 78%.

Li algures que uma actualização da Bios poderia resolver a situação, já testei e nada.

Alguma sugestão de como resolver a situação?

Aguardo resposta

Cumpz

Ricardo Santos

Resposta:

Ricardo,

Tendo apenas os dados que enviou torna-se dificil encontrar uma razão para o problema que descreve.

O que recomendamos é que leve a bateria à loja onde a comprou e que apresente o seu problema.

Uma vez que a baterai ainda está na garantia vão fazer a troca da mesma e analisar posteriormente.

Caso esta situação se repita novamente então assim deverá procurar o problema na sua máquina.

Pode ainda verificar se o problema não estará no sistema operativo. Recomendamos que use uma versão Live de uma qualquer distribuição Linux e verifique qual a percentagem de carga que a bateria apresenta e recebe.

Esta é uma situação anormal e não deve acontecer.

[Respondido por Pedro Simões]


Windows Embedded num mini PC

Saudações.

Ouve-se falar cada vez mais em sistemas leves, super-rápidos e capazes de rodar aplicações que nos fazem criar inveja. Mas só e apenas no mundo Linux ou mesmo em outros ambientes de hardware que usam os tão famosos mini-micro PC’s tal como os “raspberry pi”, etc.

Mas nunca foi falado na possibilidade de usar o Windows.

Tenho vindo a descobrir que os sistemas embutidos da Microsoft poderão dar cartas neste segmento e não encontro facilmente um video ou tutorial que me explique o que fazer com um sistema desses, como criar uma imagem ISO de forma a poder construir um SO preparado para um hardware especifico, e como instalar esse ISO criado por exemplo numa setop-box, numa maquina registadora, etc porque num PC normal sabemos que existe um leitor de DVD´s para o carregar. Ou seja, o conceito de aplicabilidade num sistema criado para um hardware especifico.

O que é o windows embedded? É um sistema operativo que terá de ser instalado num normal PC ou só terá de ser instalado num equipamento na qual vamos efectuar a imagem?

Eu já tentei (na forma de tentativa e erro) criar um sistema embedded num PC que tenho atualmente em produção, prevenindo obviamente ter que desligar os discos onde opero normalmente para não estragar nada. Depois de criar os sistema embedded, e ao voltar a ligar os discos do meu sistema para voltar o meu pc novamente, tudo funcionava bem neste PC que uso em produção, mas logo assim que eu pretendo arrancar com o outro disco com o sistema embedded, tenho posteriormente erros de funcionalidade que me impedem de o continuar a usar.

Desculpem se criei alguma confusão mas gostaria que me esclarecessem.

Obrigado.

Cumprimentos,

António Pais

Resposta:

António,

Em teoria essa instalação no Raspbery Pi deveria ser possível pois existem versões do Windows Embedded que correm em processadores ARM.

O problema maior é que isso exige uma licença do Windows e quase ninguem está disposto a pagar mais pelo software que pelo hardware.

Outro problema que existe é o hardware. Colocar essas versões minimalistas do Windows em equipamentos desses requer que sejam criados drivers específios e essa tarefa, por norma, recai no fabricante do hardware.

Claro que existem já trabalhos feitos para colocar o Windows no Raspberry Pi, mas que normalmente não resultam em nada de muito concreto.

Recomendo que leia este post do Fórum do Raspberry e que entenda as razões porque este ainda não é um sistema operativo suportado.

De todas as respostas apresentadas destaco um excerto que resume tudo:

  • nobody’s really interested in paying to port it, document it, support it. Especially not the Foundation.
  • the benefits are few, mostly “it looks like Windows”, which can be achieved in Linux too with minimal effort
  • there’s a lot less software, especially on the “learning to program” side of things, but also.. on all other sides…
  • it’s not FOSS, so people have practical (limited hacking/tweaking) and philosophical issues with it.

E é mesmo como dizem, tudo o que procura nessas versões do Windows pode encontrar numa distribuição de Linux, das muitas que já existem criadas para o Raspberry Pi ou para outro equipamento similar.

A chegada do Windows RT pode abrir um pouco mais a porta a utilizações similares à que sugere, mas não é a sua principal função. O seu mercado são os tablets.

A Microsoft tem muita informação sobre o Windows Embedded nesta página e lá encontra a maioria da informação que procura sobre este sistema operativo.

Espero ter respondido às suas questões e que lhe tenha dado o feedback que pretendia.

[Respondido por Pedro Simões]


Mudar o idioma da Play Store

Boa tarde,

Sou um visitante assíduo do Pplware e, uma vez que a equipa deste site está sempre à frente, gostaria de tentar resolver um problema com a minha conta Google.

Estive um mês fora (França). Quando estive lá, a Google Play Store mudou para a loja francesa. Porém, agora que estou em Portugal, o loja devia de mudar para a de cá (portuguesa), mas não foi o que aconteceu. Já regressei à quase 1 mês e o país da loja continua a ser a francesa. Tentei procurar um contacto da Google Portugal, mas não encontrei nada.

Será que me conseguem dar-me algumas indicações de como solucionar o meu problema?

Obrigado pela atenção.

Daniel Marques

Resposta:

Caro Daniel,

Isso trata-se apenas de uma questão de idioma definido na Play Store.

É bastante simples mudá-lo.

Para o fazer basta abrir a Play Store e, em qualquer página ao fundo, encontra-se a possibilidade de mudar o idioma, de entre algumas dezenas disponíveis. Basta escolher o Português (Portugal).

[Respondido por Hugo Cura]


Uma compra que não se realiza

Boa tarde,

Tentei comprar o fabuloso swiftkey através da playstore do meu Samsung II.

Não consegui por não suportar os três cartões de crédito que indiquei, AMEX e VISA. Criei e tentei através do wallet da google e de erro tb. motivo: método pagamento não suportado (!);

Tentei através do site deles pela amazon e após o pagamento e desconto do cartão crédito recebo a informação de que não posso adquirir esta app devido a restrições geográficas…

Que se passa? O site deles permite o o idioma PT… como consigo comprar ?

Agradeço a ajuda.

Mcpts.

José Sousa

Resposta:

Viva José,

Parece um problema bastante caricato o que apresenta.

Recomendamos que contacte o suporte do Swiftkey de forma a obter mais informações, uma resolução ou a devolução do valor pago.

[Respondido por Hélder Ferreira]


As boas e velhinas NetNews

Boa noite,

Em primeiro lugar quero dar os parabens pelo excelente trabalho que tem feito.

E agora a pergunta, pretendo voltar a trabalhar (se possivel) com os newsgroups, mas nao estou a conseguir ligar a nenhum servidor, tentei news.telepac.pt mas nao consigo ligação.

Sabem se este servidor ainda esta a funcionar ? Pelo menos reponde ao ping.

Posso trabalhar com mais algum servidor de news ?

Obrigado

Eduardo Oliveira

Resposta:

Caro Eduardo,

As NetNews e o Network News Transfer Protocol (NNTP) são um serviço em extinção. As razões desta morte são várias, mas a principal prende-se com a facilidade de acesso à informação que temos actualmente na Internet.

Do que consegui apurar esse servidor está com o serviço desligado. Não é por isso possível ligarmo-nos a ele e obter os feeds de news como era habitual.

Se o que pretende é aceder aos news groups Existem algumas alternativas, sendo a mais rápida e óbvia a utiilzação do serviço Groups da Google.

Caso pretenda aceder através de um cliente de NNTP então pode encontrar aqui uma lista de alguns servidores que ainda estão funcionais.

[Respondido por Pedro Simões]


Problemas nas redes sem fios

Bom Dia.

Tenho um portátil Toshiba satellite a210-157 e o problema é que tenho dificuldade em apanhar a rede wireless da minha casa e  mesmo a 1 metro de distancia do router só consigo apanhar 2 traços de rede wireless.

Já reinstalei o SO, já actualizei o driver da placa de rede, ja fiz actualizações do Windows e nada e os outros computadores e tablets apanham bem a rede wireless.

Penso que a placa Wireless (atheros ar5006ex) é que está estragada.

Gostaria que me ajudassem neste problema.

Cumprimentos

Nuno Clemente

Resposta:

Nuno,

Essas placas são propensas a alguns problemas e não raras vezes apresentam sintomas com os que descreve.

Na maioria dos casos os problemas resolvem-se com a instalação de drivers novos, nem sempre oficiais.

Diz na sua mensagem que já actualizou os drivers, mas suspeito que o fez recorrendo aos oficiais.

Reomendamos que instale um driver menos oficial e que na maioria dos casos resolve o problema. Esse driver pode ser encontrado no site atheros.cz. Para a sua placa Wireless pode encontrar aqui uma matriz de equipamento/sistema operativo.

Uma última alternativa que pode tentar é mudar o canal em utiilzação no router wireless. Faça um pequeno survey na zona onde o router está instalado e onde normalmente utiliza a ligação e veja qual o canal que está com menor utiilzação.

Para esse survey pode usar, por exemplo, o software inSSIDer.

[Respondido por Pedro Simões]


Como ligar o HDMI do Raspberry Pi

Olá,

Comprei um raspberry pi, mas estou com um problema um bocado chato: Não tenho monitores / televisões com entradas HDMI, apesar de ter uma com RCA, mas não dá jeito usa-la. Os restantes monitores têm entrada VGA, já estive a ver e existem alguns adaptadores de HDMI para VGA (Será que funcionam?).

Então lembrei-me…Será que dá para utilizar o ecrã do meu portátil para ver o que se “passa” no Rpi, ou seja, utiliza-lo como se fosse o monitor do Pi, através da porta HDMI que este (portátil) possui? Essa porta permite entrada de video, ou será apenas de saída?

Se não funcionar, o que fariam se estivessem na minha situação?

Comprar um ecrã com entrada HDMI não é de facto uma opção muito bem vinda, já pensei em adquirir um TDT que possua entrada HDMI, funcionará?

Obrigado e continuação do excelente trabalho na resolução das duvidas 🙂

Cumprimentos,

Nuno

Nuno Ribeiro

Resposta:

Nuno,

A tua ideia era muito boa mas tem um pequeno problema… as portas HDMI e VGA das placas gráficas apenas permitem a saída de vídeo e não a entrada.

Qualquer uma das restantes soluções parece ser funcional, mas se optares pela que envolve o TDT garante que é mesmo uma porta de entrada e não de saída.

Não me parece que os equipamentos desse tipo tenham por norma uma porta para essa função, mas podes eventualmente encontrar.

A solução que melhor conheço e que já vi diversas vezes implementada é que envolve os conversores de HDMI para VGA, ligando-o depois a uma porta dessas, numa televisão ou num monitor de PC.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version