Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Aplicação de localização para o Android

Boas, sou um visitante do vosso site e venho mais depressa aqui do que ao FaceBook.

Tenho uma questão, que queria que me respondessem sff.

Queria arranjar uma aplicação para localizar / entre outras funções, o meu SGS com Rom MD 10.0 ( instalada pelo o vosso tutorial ), caso eu perdesse o telemovel ou me roubassem.

Já vi alguns post vossos sobre algumas aplicações, mas já tem mais que 1/2 anos e queria uma opinião mais recente, pois queria uma aplicação segura e que funcionasse mesmo.

Recentemente tentei usar o modo de localização da aplicação AVG antivirus só que nao funcionou muto bem..

Aguardo resposta, obrigado e continuem com o excelente trabalho.

Rúben Silva

Resposta:

Caro Rúben,

Existem várias aplicações que disponibilizam o serviço de localização remota.

Já falámos de algumas e, na generalidade, as melhores aplicações continuam a ser suportadas. Não sei a qual se refere como tendo falta de suporte.

As melhores aplicações/serviços que conheço têm alguns anos de existência mas continuam a ser melhoradas.

As minhas sugestões são:

A Samsung tem ainda um serviço proprietário (Samsung Dive) que permite localizar e fazer alguma manipulação remota. Poderá não estar disponível nessa ROM, não oficial.

[Respondido por Hugo Cura]


Posso instalar o Windows no meu processador i5?

Exmos Senhores,

o PCs verçao 3 intel core i5-3450 não pode ser instalado o windows 7 ou 8?

Agradecia a vossa informaçao sem outro assunto os meus comprimentos

J.Damião

Resposta:

Caro Joaquim Damião,

Os requisitos para instalar o Windows 8 são bem inferiores aos que que esse processador oferece.

De acordo com a página Requisitos de sistema do Windows 8 disponibilizada pela Microsoft apenas necessita de um processador com 1GHz de velocidade.

Existem outros requisitos para a instalação do Windows 8, para além do processador. A totalidade dos requisitos para instalação do Windows 8 são, segundo a Microsoft:

Toda esta informação e outra relativa aos requisitos para instalação do Windows 8 podem ser encontradas nesta página da Microsoft.

Assim, e respondendo à sua pergunta, sim, o Windows 7 e o 8 podem ser instalados em PC’s com o processador Intel core i5-3450.

[Respondido por Pedro Simões]


Um bom substituto do Tapatalk para o Windows 8, conhecem?

Boa tarde,

Gostava de saber se conhecem alguma aplicação do género do tapatalk (e que os fóruns que sejam compatíveis com o tapatalk também dê nessa app) mas para windows 8?

Obrigado

Simão Oliveira

Resposta:

Caro Simão Oliveira,

Penso que a resposta à sua pergunta pode ser dada com um link para a aplicação Board Express for Tapatalk.

Esta aplicação pode ser encontrada neste link da Loja Windows e posteriormente instalada no seu Windows 8.

Fazemos notar que esta aplicação apesar de ser gratuita suporta-se através da apresentação de publicidade.

Convêm também referir que é uma versão inicial e que deverá ter desenvolvimentos e melhorias.

[Respondido por Pedro Simões]


Um bom alojamento de sites e que ajude a construir páginas

Boa noite,

Sabem me indicar um bom site, para criar e hospedar um website? Experimentei estes: webnode, webs, weebly.

Estou mais inclinado para o weebly, pago 61 euros por premium + 30 euros de domínio por 2 anos! no total 91 euros.

Eu já tenho domínio (.pt), agora só preciso de criar e hospedar o site, e gosto deste sites que indiquei porque para criar sites é muito fácil.

Aguardo resposta,

Turista

Resposta:

Turista,

A questão do alojamento de sites e a sua construção é sempre um assunto um pouco ao gosto de cada um.

Existem efectivamente sites como os que referiu e que tratam do alojamento e da construção dos conteúdos do mesmo, recorrendo a ferramentas mais ou menos automatizadas em que o utilizador vai escolhendo os elementos que pretende.

Para mim, e que sou da corrente filosófica “faz tu o teu site de raiz e torna-o único”, essas ferramentas acabam por ser limitadas e dispõem de recursos limitados.

Confesso que são conheço esses serviços a fundo mas tenho a noção de que se quiser alterar algo que saia do padrão disponibilizado será impossível.

Já ponderou criar o seu site recorrendo a plataformas bem conhecidas como o WordPress, o Joomla ou o Drupal? Continuava a ter o seu domínio próprio e com valores mais baixos tinha o seu alojamento próprio e com um site feito por si e que controlaria bem mais a fundo!

Admito que é necessário ter alguma formação para mexer a fundo com essas plataformas, mas não é nada que não se aprenda com a experiência!

Se isso for demais para si então parece-me que a escolha que apresentou é a acertada.

[Respondido por Pedro Simões]


Mas, que é o Root num Android?

Boa tarde a todos!

Mais uma vez, venho aqui deixar umas duvidas que de forma geral, não estão bem esclarecidas.

Tenho um Samsung Galaxy S3 LTE. Estou farto de ouvir falar e ler sobre ROOT.

  1. Pergunta, o que Root, concretamente?
  2. Como se faz?
  3. Existem várias tipo de ROOT?
  4. Em termos de garantia de forma conclusiva, altera alguma coisa?

Obrigado

Cumprimentos à equipa!!

Rui Santos

Resposta:

Caro Rui,

O assunto “root” está realmente popularizado no meio Android, mas não é nenhum “bicho de 7 cabeças”. Se já leu acerca do assunto, acredito que já sejam conhecidos alguns pormenores.

Respondendo directamente às questões:

  1. “Root” significa raiz e refere-se ao acesso à raiz do sistema, o que na prática se traduz à elevação de permissões do perfil de utilizador. Isso vai permitir efectuar um enorme conjunto de acções “mais avançadas”. Temos um artigo interessante acerca desse tema e recomendo a sua leitura: “root” no Android – Um mundo recheado de funcionalidades  
  2. No fórum XDA-developers há guias para fazer esse procedimento. Está programada a publicação de um conjunto de guias aqui no Pplware, para o Galaxy S3/LTE. Até lá, está tudo disponível aqui.  
  3. Não. Há sim várias formas de o fazer.  
  4. O processo é reversível na totalidade. Supondo que surge um problema no equipamento, na maioria dos problemas, não é suposto que a validação da garantia seja rejeitada por o smartphone ter permissões de acesso root ou uma ROM não oficial. No entanto há relatos que isso acontece e, nesses casos, o melhor é reverter tudo (há guias para o fazer, também no fórum XDA). A pior situação que pode acontecer é o processo de flashar a ROM falhar de forma crítica. Não é comum, mas existe essa possibilidade. A origem desse problema normalmente advém de um guia não ser seguido à risca.  

[Respondido por Hugo Cura]


O Surface tem problemas de som?

Bom dia

Estava a pensar comprar o surface RT nos dias do aderente da FNAC e por gostava que me esclarecessem umas dúvidas antes de sexta.

Li nas várias análises e comentários que o Surface RT apresenta problemas com o som. Até que ponto são esses problemas. Estão já solucionados pela MS.

O objetivo da compra do tablet seria para trabalho e o office é uma ferramenta muito importante, daí ter descartado o IPAD e o sistema Android.

O W8 pro apesar de melhor já acho muito caro por isso estava na dúvida entre comprar este ou outro similar.

A questão do som seria sempre para os momentos em que o utilizasse para questão que não fossem de trabalho.

Obrigado

Diogo Santos

Resposta:

Diogo,

Da informação a que tivemos acesso esses problemas manifestaram-se nas primeiras versões do Surface.

Mas no final do ano passado, com a disponibilização de uma actualização do firmware, esses problemas ficaram resolvidos.

Esses problemas estavam relacionados com a capa do Surface e que colocava o equipamento em mute.

Temos em mãos um Surface para testes há mais de 3 semanas e até agora não detectámos qualquer problema com o som.

Se era esse o único entrave à compra do Surface pode ir à loja mais próxima e trazer o seu!

[Respondido por Pedro Simões]


A eterna questão do melhor Telefone/Tablet?

Boa noite, como vi na vossa aplicação que tenho no telemóvel que respondiam a duvidas resolvi fazer umas perguntas que se me ajudarem agradecia.

Sou um fanático por tablets e telemóveis e ando sempre à procura do melhor modelo, neste momento tenho um galaxy S3 com 2 meses mas desde que instalei o windows 8 no meu pc pensei em comprar um lumia 920 e um tablet asus smart tab me400 com o w8, que me pareceu uma boa maquina e em termos de compatibilidade seria mais fácil.

Ao mesmo tempo gosto do meu galaxy s3 e penso em comprar um nexus 7 porque ouço que e dos melhores tablets de 7 mas penso que deve sair nova versão em breve.

Por outro lado olho pro ipad mini e gosto muito mas dizem que vai sair o novo ipad mini este mês ou no próximo com alterações que valeriam a pena tipo ecrã retina mas ai o telemóvel teria que ser um iphone 5.

Agora no meio destas opções todas quero comprar o tablet chego a loja olho e nunca compro porque não consigo decidir qual o melhor!

Tive um iphone 4 gostei mas todos me dizem que a apple esta a ficar obsoleta.

O que uso mais e ficheiros em Excel, agenda, bolsa valores, aplicações bancarias, banca de jornais etc.

Qual seria no vosso entender a melhor escolha em termos de tlm e tablet para este tipo de utilizador dentro dos modelos falados?

Qual o melhor sistema operativo Android, ios, wm8?

Em termos de compatibilidade seria viável um galaxy s3 com um ipad mini e um computador w8?

Ai quais as melhores aplicações para usar nos usos mencionados?

Grato pela vossa resposta e ajuda cump.

Nuno Neves

Resposta:

Nuno,

A sua questão é a mesma que muitos dos nossos leitores nos apresentam. A variedade tem coisas muito boas, mas dá-nos também problemas como os que apresentou.

Encontrar uma forma de integrar sistemas de diferentes origens pode não ser completamente impossível e muitas vezes depende apenas de termos o software adequado para o fazer.

Em termos práticos não me parece impossível ter interligados dispositivos Android, iOS e Windows 8. A sincronização da informação pessoal (contactos, emails e agenda) pode ser feita com recurso à Google.

A edição de documentos pode também ser feita num ponto central ou recorrendo a software específico dos fabricantes (Google Drive, Microsoft Office e Apple iWorks).

O que fica de forma são as aplicações específicas, mas também estas tendem a estar disponibilizadas para a maioria das plataformas.

Qual o melhor sistema operativo Android, ios, wm8?

A resposta aqui é simples, são os três. Cada um com o seu alvo específico!

O Android está cada vez mais maduro e tem performances muito boas, software não falta e está cada vez mais espalhado pelos utilizadores.

O iOS é o cavalo de batalha da Apple e tem uma based e desenvolvimento muito sólida. É outro SO onde não faltam aplicações e está desenvolvido e aperfeiçoado para correr nos dispositivos Apple.

O Windows 8 foi o último a chegar a esta batalha mas também tem uma base de crescimento muito sólida. É uma nova aventura da Microsoft, mas não acredito que vá deixar de firmar os seus créditos. É um pouco a imagem da Microsoft que está em causa. As aplicações começam a chegar e em breve o portefólio será bem grande.

Em termos de compatibilidade seria viável um galaxy s3 com um ipad mini e um computador w8?

Sim, é possível ter estes três equipamentos sincronizados de forma natural, com o recurso às aplicações certas e que enumerei antes.

Tente fazer uma análise racional e escolha também o modelo que mais se adapta ao que quer e onde irá passar mais tempo. O seu S3 é uma excelente base para partir à escolha dos restantes equipamentos.

Não há soluções “chave na mão” nestes casos. Temos de ser nós a decidir o que queremos e da forma que queremos.

[Respondido por Pedro Simões]


Quero-me iniciar no mundo do RaspBerry Pi

Boas, será que me podem ajudar?

Tou a pensar fazer algo deste género: https://pplware.sapo.pt/apple/xbmc-12-0-frodo-beta-1-com-suporte-total-para-raspberry-pi/

E gostava de ter a vossa ajuda, nunca tive um raspberry pi, mas estou disposto a comprar um, para usar na minha tv do quarto, gostava de saber se com isto vou poder ver canais portugueses que são exclusivos da meo e zon, como sportv, e canais desse género em HD, e o que preciso para fazer a instalação, e como fazer num raspberry pi.

Cumprimentos,

Fábio Silva

Resposta:

Fabio,

A montagem de um RaspBerry Pi é extremamente simples e ainda mais simples é de colocar a funcionar.

Em primeiro lugar apenas terá de comprar o RaspBerry e alguns componentes adicionais (caso não os tenha). Falamos de uma caixa para ele estar devidamente arrumado, um bom cartão de memória SD e um cabo HDMI.

Aconselhamos essa compra no nosso parceiro InMotion onde irá encontrar todo o material que necessita.

Os passos seguintes são também eles simples. O Pplware tem disponível neste artigo toda a informação.

Depois de montado é hora de escolher a distribuição Linux que pretende ter a correr no RaspBerry. Temos um artigo sobre o Xbian que aconselhamos também a ler. Se preferir o RaspbianOS leia este.

Com estes primeiros passos deverá estar já capacitado para instalar o XBMC. Caso necessite existem instruções precisas nesta página da XBMC.

Quanto à parte da sua pergunta onde fala de usar o RaspBerry Pi para ver televisão de operadores cabo, é-nos impossível responder.

Transforme o seu RaspBerry Pi num media center e depois procure no Google pelo que necessita. Pode ser que encontre… 😉

[Respondido por Pedro Simões]


É boa altura altura para comprar um MacBook Pro?

Boa tarde,

Antes de mais parabéns pelo fantástico trabalho.

Vou tentar ser directo para não tomar o vosso tempo.

Vou precisar de comprar um macbook pro, e gostaria de perguntar se já têm conhecimento da data de lançamento da nova colecção, ou para quando acham que devem sair.

Visto que se faltar pouco espero para comprar já um modelo novo.

Desde já agradeço.

Com os melhores Cumprimentos

Miguel Cunha

Resposta:

Bom dia Miguel.

É uma incógnita, até porque a Apple recentemente lançou os MacBook Pro Retina, logo, a evolução deve ser nos AIR e, mesmo que seja nos MBP, deve ser em torno dos segmentos superiores.

Nesta fase podes comprar bem, escolhe discos SSD e quanto mais RAM melhor. Processador i7 ainda é o topo.

Mas há depois muito em volta destas poderosas máquinas.

Se quiseres esperar pelo mês de Abril, há quem diga que vão aparecer novidades, pode ser que seja nesse segmento, também não faz mal nenhum esperar mais um mês.

[Respondido por Vítor Martins]


Root no A8

Boa tarde,

Gostava de saber se ja existe maneira de rootear o o tmn A8 que adquiri ha pouco tempo, e caso exista se poderiam lançar um tópico aqui no Pplware para que pudesse fazê-lo

Geraldo

Resposta:

Caro Geraldo,

Temos o hábito de lançar guias apenas para modelos bastante populares e com um suporte razoável da comunidade. Não é o caso (para já) do tmn A8, pelo que não temos previsto a publicação de um guia com esse tema.

No entanto, pode encontrar um guia para o fazer, neste link.

[Respondido por Hugo Cura]


Problemas de privacidade do Facebook

Boa tarde,

Uma vez que não consigo entrar no forum da PPLWARE e não sei onde colocar a minha duvida, venho por este meio.

A aplicação do Facebook para Android ( no caso do meu telemóvel ) quando vamos a “procura de amigos / encontrar amigos no telemóvel ” este indica quais os contactos que temos no nosso telemóvel e o seu perfil de Facebook.

Mas ao deparar-me com pessoas/serviços que não conheço, será que estas pessoas/serviços têm o meu numero de telemóvel ?

O Facebook guarda/ revela o meu facebook sem minha autorização ?!!!!

Pedro

Resposta:

Caro Pedro,

A lista de utilizadores que surge nesse ecrã, dos quais refere que não conhece parte, em princípio não têm acesso ao seu número de telemóvel.

Eles surgem porque são meras sugestões do Facebook, são dados associados à conta e tem como fonte (entre outras coisas), os amigos dos nossos amigos.

No entanto, deve certificar-se do nível de permissão escolhido para os dados pessoais, onde está incluído o número de telemóvel.

Essa informação pode ser acedida a partir da sua página de perfil. Basta abri-la, clicar em “Sobre” (abaixo da foto de perfil), e ao fundo encontra-se a secção “Informações de contacto”. Basta premir editar e ver as permissões referentes a cada um dos dados.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version