O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.
Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.
Que portátil aconselham comprar?
Olá Pplware!
Antes de mais quero dar-lhes os parabéns pelo excelente trabalho por vocês realizado.
Agora a minha dúvida, o meu portátil já vai fazer 7 anos e apesar de estar impecável (só a bateria é que deixou de funcionar quando fez 6 anos) gostaria de comprar um novo.
A minha questão é a seguinte: será agora uma boa altura para comprar um portátil?
É que todos os portáteis que tenho visto foram lançados antes do Natal. Faltará muito tempo para serem lançados para o mercado novos modelos? Muito obrigado desde já.
Um abraço deste leitor assíduo desde 2007
Pedro Correia
Resposta:
Pedro,
A resposta à sua questão é de simples resposta. Sim, é sempre boa altura para comprar um portátil.
A questão dos portáteis serem todos de uma altura específica não será muito importante. Não existe uma altura específica para o lançamento de novos equipamentos. As marcas é que decidem quais o seus timings e as alturas para meterem no mercado as novidades.
O que recomendo que faça é que veja em vários sítios os equipamentos disponíveis e que compare as ofertas. Defina um plafont e um conjunto sólido de requisitos, ajustados a esse plafont, para que consiga comprar a melhor máquina pelo preço mais baixo.
Não se limite a procurar em lojas físicas e veja também os sites online e os agregadores, como por exemplo o KuantoKusta.
Prepare-se também para ter de decidir quais os componentes mais importantes e escolher onde pretende focar a sua compra. Por vezes é preferível dar primazia ao processador e à memória em detrimento do espaço em disco ou a placa gráfica.
O conselho que lhe podemos dar é que escolha um bom processador, uma quantidade generosa de memória e se possível um bom disco SSD. Não sabendo que utilização pretende dar à sua máquina, recomendamos que ajuste a placa gráfica a esse perfil.
Prepare-se para ver muitas soluções interessantes mas que têm pequenas falhas em termos de hardware escolhido e que deixam essas máquinas a pequenos passos de ser a máquina perfeita.
[Respondido por Pedro Simões]
Um portátil que não quer trabalhar!
Boas a todos…
tenho uma duvida a que não sei o que fazer…
Tenho Portatil Acer aspire 5720 que está sempre a desligar-se e bloqueia todo(nem o ponteiro do rato mexe)que poderá ser?HDD???RAM???
Se não for nada disto,o que poderá ser?
Comps todos…
bizugodaterra
Resposta:
bizugodaterra,
O primeiro passo que recomendamos é que reinstale o sistema operativo e veja se a fonte dos seus problemas não é daí. Por vezes ficheiros corrompidos ou instalações com problemas podem levar a esse comportamento.
Caso a solução não passe por aí é tempo de começar a fazer o despiste nos componentes. Essa máquina já não é recente e por isso não deve ter garantia o que vem complicar um pouco as coisas.
Recomendamos que teste ma memória da maquina e o disco, tal com indicou. Não é uma situação simples de fazer e recomenda-se que seja acompanhada por um técnico especializado.
Depois de identificado o problema apenas lhe resta substituir as peças avariadas. Se for uma dessas suas é até bastante simples e pouco dispendioso.
Por norma os problemas estão nesses dois componentes, mas podem alargar-se a outros e complicar bastante a reparação ou até inviabiliza-la.
Recomendamos que a sua máquina seja vista por um técnico e que lhe seja dada uma estimativa de custos para a reparação. Depois, com esse valor na sua mão, decida se pretende a reparação ou se ponderará a aquisição de uma máquina nova.
Infelizmente e muitas vezes as reparações ficam quase tão caras como um equipamento novos…
[Respondido por Pedro Simões]
Um Galaxy Tab que ficou em modo Brick…
Boa tarde
Tenho um Galaxy Tab 7″ (GT-P1000) que roteei para o Jelly Bam ICS 4.0.3.
Ontem, pretendi fazer uma actualização para o Jelly Bean mas não sei o que se passou, o tablet deixou de ter acesso mesmo ao arranque e não acede à miniSD.
Algo se passou durante o processo porque nem consigo fazer restore. Quando ligo a máquina fica bloqueada e apenas tenho acesso ao modo download. Alguém pode ajudar-me no sentido de poder desbloquear a situação?
Obrigado e a continuação do excelente trabalho no pplware.
Francisco Gomes
Resposta:
Caro Francisco,
Se é possível aceder ao modo de download, então tudo se poderá resolver de forma simples. Pela descrição dos “sintomas”, trata-se de um “Soft Brick” e para o resolver basta ir ao fórum XDA-developers e seguir algumas instruções passo-a-passo.
A Thread onde tudo está explicado é esta: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1133590
Se persistir algum dúvida no procedimento, poderá colocá-la nos comentários que farei os possíveis para esclarecer, até porque também tenho um GT-P1000 e já passei por tudo isso.
[Respondido por Hugo Cura]
Software de edição de imagem! Qual?
Boa noite,
Desde já os meus parabéns pelo excelente trabalho que têm desenvolvido!
Queria-vos pedir uma ajuda: estou a fazer o projecto de fim de curso de faculdade e preciso de fazer uns ícones (com aspecto simples) e que não seja preciso um curso de design.
Um pack de ícones não ajuda visto que do que tenho encontrado na net, o mesmo pack não contém todos os ícones que preciso e à medida que o trabalho avança, as vezes lá tenho necessidade de mais um ou dois ícones.
Tem algum sugestão de software (seja Linux ou Windows) que possam sugerir?
Muito obrigado.
Cumprimentos a toda a equipa!
Luís Carvalho
Resposta:
Luís,
Dada a natureza tão peculiar do seu trabalho não recomendamos que use um qualquer editor de imagens. Existem muito boas soluções para pequenos trabalhos, mas podem ficar longe do que pretende e assim limitar aquilo que é capaz de produzir.
As soluções para o software que necessitam são, de certa forma, óbvias e bem conhecidas. A resposta que mais vezes irá ouvir é com certeza o PhotoShop, mas lembramos que este software é pago e com um preço bem elevado.
As soluções gratuitas também existem e conseguem dar tão bons resultados como as soluções pagas, o que é excelente dada a conjectura actual.
Como solução gratuita para o seu problema recomendo que tentem o Gimp. Esta suite de edição e criação de imagem é a que se assemelha mais, em termos de funcionalidades, ao PhotoShop e é a que consegue ter mais ferramentas e funcionalidades.
O Gimp tem, curiosamente suporte para Windows e Linux, o que consegue abranger os seus requisitos em termos de sistemas operativos.
Deixo aqui apenas mais uma sugestão, por ser a minha ferramenta de edição de imagens, que também é gratuita e que consegue uma excelente performance naquele que é o seu propósito. Falo do Paint.Net, que existe apenas para Windows.
Não é uma solução tão completa como o Gimp ou o PhotoShop, mas consegue dar conta do recado em muitas situações.
Recomendo que avalie as duas propostas e que escolha a que melhor se adequa às suas necessidades. Da minha experiência não recomendo que use aquela que tem mais funções e funcionalidades quando apenas necessita do mínimo.
O Gimp é muito completo, mas pode tornar-se complicado de usar se apenas pretender o mínimo. Para essas situações recomenda-se a utilização do Paint.Net.
[Respondido por Pedro Simões]
A password misteriosa!
Olá,
De acordo com essa matéria:
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/transforme-o-seu-windows-7-num-access-point-wifi/
achei bem legal e consegui fazer todo o passo a passo, porem na hora de conectar outro note , ele pede uma senha , que senha eh essa???
ong!!
yana
Resposta:
Yana,
Estive a ler o artigo que mencionou e verifiquei que a resposta à sua questão está logo no inicio, descrito no passo 1.
netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=pplware key=ppintokey
Este comando cria uma rede com o nome pplware, autenticação do tipo WPA2 e password ppintokey
Assim, e respondendo à sua pergunta, a password (senha) que deve usar é a que definiu no comando. Se seguiu à risca as instruções é ppintokey.
Aproveito para lhe indicar que existem já disponíveis outras soluções mais simples, assentes em interfaces gráficas e que pode usar para o mesmo propósito.
O Pplware já analisou algumas e que poderá usar de forma simples e rápida:
Teste e use a que mais fácil for para si. Desta forma não necessita de estar a executar os comandos sempre que necessitar de criar um ponto de acesso de rede sem fios no Windows.
[Respondido por Pedro Simões]
O ICS é lento no Xperia U. Quero fazer downgrade!
Boa Tarde,
Tenho o smartphone XPERIA U e actualizei-o à uns tempos para o android 4.0.4, no entanto este está muito lento. Queria fazer o downgrade, já estive a pesquisar em alguns sites e já vi como se faz, no entanto não consigo encontrar uma ROM, nem as drives. Será que me podem ajudar?
Desde já obrigado pela vossa atenção e continuem o ótimo trabalho.
Bruno Sousa
Resposta:
Caro Bruno,
O Google devolveu-me rapidamente vários resultados:
TMN: Parte 1 | Parte 2 Vodafone: Parte 1 | Parte 2 Outros: Claro | Telcel
Para o driver pode utilizar este guia.
Boa sorte!
[Respondido por Hugo Cura]
Eu quero experimentar Linux!
Ola pessoal do pplware,
Sigo atentamente este site e vejo constantemente que o linux/ubuntu é bastante valorizado.
Pois eu gostava de experimentar um S.O. gratuito, mas sinceramente não percebo quase nada do mundo do software… :/ sem usei o Windows.
Ora se possível gostava que me indicassem qual a versão que devo sacar. Valorizo a organização tipo as pastas do Windows (documentos/imagens/vídeos etc)gosto de ter tudo no sitio certo, mas também há vários programas que para mim são importantes, reprodutores de musica e video, Utorrent/jdownloader, Chrome CDburnerXP… ao instalar o ubuntu estes programas que tenho não ira dar para instalar, certo? ha programas correspondentes?
Obrigado pela atenção
ps: o meu portátil não é topo de gama… 1.83ghz 3g ram 80g disco 32bit, mas também valorizo uma interface agradável…
Paulo santos
Resposta:
Paulo,
Não podia ter tomado uma decisão mais acertada e com menor empenho! O Linux é sem dúvida um grande sistema operativo e será capaz de estar à altura das suas exigências.
Pergunta qual a distribuição mais adequada para se iniciar, mas essa pergunta não é de fácil resposta. Por norma cada um dos utilizadores de Linux tem a sua distribuição preferida, pelas mais diversas e diferentes razões.
Existem naturalmente algumas distribuições mais “simples” de usar e até de instalar. A que mais está a ser usada, graças à sua simplicidade de utilização e ao suporte que a comunidade lhe dá, é o Ubuntu. Esta distribuição pode perfeitamente ser usada por si para se iniciar e depois, mais tarde, com a experiência de outras distribuições, rumar à que mais gosto lhe der de usar.
Todas as distribuições partilham da mesma filosofia em termos de “arrumação” de ficheiros e conteúdos do utilizador, pelo que, mais uma vez, pode usar o Ubuntu para se iniciar.
A questão do software é muitas vezes a razão para a não adopção do Linux, mas esta questão deveria estar já ultrapassada e esquecida. Hoje em dia existe software para satisfazer (todas) as necessidades que os utilizadores possam ter, com a vantagem de que no Linux temos muito mais controlo sobre a forma como as coisas acontecem.
Sim, o software do Windows não corre nativamente no Linux, mas de certeza que encontra uma alternativa à altura ou, em última solução, usa um emulador (o Vine, por exemplo) ou virtualiza um Windows dentro do seu Linux.
A questão do hardware é, no caso do Linux, quase irrelevante pois este sistema operativo consome menos recursos que os outros ou, caso se manifeste uma limitação do seu portátil, recorrer a distribuições mais leves e menos exigentes.
A sua escolha foi acertada, nem que seja para ver o que existe para além do Windows e para aprender. O Ubuntu poderá ser uma excelente escola e onde aprenderá a entender e a usar o Linux.
Deixo apenas 2 conselhos. Siga os manuais que publicamos sobre Linux e registe-se na nossa comunidade Linux. Esses manuais vão ajudá-lo a dar os primeiros passos e a ultrapassar as naturais barreiras que vai encontrar e a comunidade vai servir-lhe para expor as suas dúvida e aprender muito mais sobre este novo mundo que agora vai abraçar.
[Respondido por Pedro Simões]
Clonar discos de forma fácil, com fazer?
Viva, boa tarde!
Gostaria que me dessem uma informação se fosse possível.
Neste momento estou a estudar em Instalação de Redes e Sistemas Informáticos, e estou com uma duvida relativamente ao clonezilla. Por acaso conhecem uma fonte que me mostre como posso fazer a distribuição de uma imagem do clonezilla para vários PC?
Por exemplo, numa sala de aula, instalo um pc com tudo em condições, e posteriormente quero clonar esse HDD para mais N pc’s. COmo posso fazer isso? Já andei à procura mas só acho como fazer de um disco para outro directamente..
Melhores Cumprimentos,
Hélder Neves
Resposta:
Hélder,
O Clonezilla é a melhor opção para a tarefa que pretende. Pode criar a sua instalação perfeita e depois copiá-la para quantos discos pretender, de forma simples e rápida.
O Clonezilla tem a vantagem de poder ser usado como Live CD, o que garante que não tem de estar a abrir a sua máquina para fazer a desmontagem ou montagem de discos.
Procurava com a sua questão saber de um local onde pudesse encontrar informação sobre a utilização Clonezilla e a resposta tem estado aqui perto de si este tempo todo…
No nosso artigo Aprenda a clonar um disco com o Clonezilla vai encontrar toda a informação que pretende para a tarefa que tem em mãos!
[Respondido por Pedro Simões]
Quero ter o Android Jelly Bean no meu SII
Olá Pplware,
Gostaria de saber se vocês tem algum post com um tutorial ou a explicar como instalar o jelly bean no Samsung galaxy s2 bloqueado à rede, mesmo que não seja a release oficial da Samsung, ou a oficial espanhola, e se é necessário fazer root ao telemóvel para instalar essas ROMS.
Gostava de ter uma ajuda nesse sentido.
Agradeço uma resposta.
Obrigado.
Carlos Escobar
Resposta:
Caro Carlos,
Na verdade, na prática, não é necessário fazer “root”… mas, e se fosse? 🙂 Com a popularidade do Android e a informação inerente que vai circulando, vão-se instaurando “mitos” relativos a determinados conceitos, que no fim de contas não são nada de mais.
Nenhuma das 3 operadoras nacionais (nem a versão desbloqueada) tem a versão 4.1.x ou superior, pelo que será necessário recorrer a métodos não oficiais.
Vejo que já sabe que já existe a versão 4.1.2 para a Espanha e muitos outros países. Pode fazer o download da ROM a partir deste link: GT-I9100 Spain 2013Feb I9100XWLSD (retirado do SamMobile.com)
Para instalar essa ROM é necessário o software Odin (link para download). O procedimento é:
- Descompactar o ROM descarregada
- Abrir o Odin
- Iniciar o smartphone no modo download (teclas Home+Power+VolDown)
- Ligar o smartphone ao PC e aguardar até surgir um sinal amarelo no Odin
- Adicionar o ficheiro “CODE_xxxxx” em PDA
- Adiciona o ficheiro “MODEM_xxxxx” em PHONE
- Adicionar o ficheiro “CSC_HOME_xxxxx” (ou semelhante) em CSC
- Certificar que a opção “re-partition” não está marcada
- Iniciar o Flash e esperar
Não é suposto que, após isto, existam permissões de acesso root. Se o desejar, é só procurar os procedimentos (para isso e muito mais) no XDA-developers: http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=1056
Boa sorte.
[Respondido por Hugo Cura]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.