Pplware

Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais onze questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Apaguei o Cydia, e agora?

Boas,

Tenho uma duvida urgente…

Instalei o tweak CyDelete no meu ipad e ao apaga-lo a app do cydia desapareceu-me…

Há alguma maneira de voltar a ter a app???

Desde já obrigado pela vossa atenção.

Bruno Sousa

Resposta:

Bruno,

Uma vez que já testou reaplicar o JailBreak e não funcionou, recomendamos que faça um restauro do iOS e que reaplique novamente o JailBreak.

Use o iTunes e faça um restauro ao seu equipamento, tendo em atenção que deverá realizar antes um backup do mesmo para que não perca os seus dados.

Depois do restauro feito só tem de reaplicar o JailBreak. e o

Antes disso verifique se não consegue recuperar a aplicação Cydia através do próprio CyDelete. Em Definiões -> CyDelete deve ter lá uma opção para desactivar o Cydia.

Deixamos aqui também alguns outros métodos alternativos que encontrámos na internet e que se mostraram funcionais:

Use redsn0w: Usually the easiest way to reinstall Cydia is to download and open the latest version of redsn0w, click “Jailbreak”, make sure that “Install Cydia” is the only checkbox checked, and let that process complete.

Use iFile: If that doesn’t work (such as if redsn0w gives you error messages), another easy option is to use iFile, if you already have it installed on your device. In Mobile Safari, go to this URL: http://apt.saurik.com/debs/cydia_1.1.8_iphoneos-arm.deb – and use iFile’s option to install it.

Use the AutoInstall folder: If you don’t have iFile on your device, you can use a desktop application such asiExplorer, DiskAid, or Phone Disk to access the device’s filesystem and install Cydia. First open the application and navigate to (or create, if necessary) this directory: /var/root/Media/Cydia/AutoInstall – and then download the following file and put it in that directory: http://apt.saurik.com/debs/cydia_1.1.8_iphoneos-arm.deb. Reboot your device, and Cydia should be installed.

Use the command line: Or if you prefer a more elegant method, you may be able to SSH into your device and reinstall Cydia. You need to already have OpenSSH installed on your device, along with APT 0.6 or 0.7 (which are dependencies of various packages including CyDelete). After SSHing into your device: type apt-get install cydia and then type su mobile -c uicache (or reboot your device) and you should have Cydia again.

[Respondido por Pedro Simões]


Conhecer um pouco melhor o seu telefone Android

Boa Tarde,

Neste momento tenho um Sony Xperia GO com Android ICS e algumas dúvidas com o mesmo visto ser um membro recente no Mundo dos smartphones.

A minha primeira questão é o facto de nas características do equipamento ter 512 MB de RAM mas no equipamento propriamente dito apenas ter 389 MB. Isto acontece porquê?

Em termos de memória nas características diz que vem com 8 GB mas na realidade apenas tenho 2(memória interna)+4(espécie de SD interno, não sei bem). Para onde foram os outros 2 GB??

Para Terminar, noto que de vez em quando, sem eu estar a puxar pelo dispositivo, o mesmo tem muito lag e fica pouco fluído e através da aplicação AirDroid vejo que está a ser usado 100% do processador e RAM também praticamente toda a ser usada. Há alguma explicação para isto acontecer?

Também já li aqui no PPLWARE que alterar a ROM obtém-se um dispositivo muito mais fluído e com rendimento superior mas nunca percebi bem o que é isso e alterar a ROM…

Muito obrigado e continuação do excelente trabalho!!

Telmo Viana

Resposta:

Caro Telmo,

1ª questão: a memória RAM mostrada é aquela que está disponível para todas as aplicações. A diferença corresponde ao recurso mínimo necessário para o sistema.

2ª questão: aqui acontece o mesmo. Os 2GB que não surgem ao utilizador estão numa partição reservada (e onde está guardado) ao sistema e a outros conteúdos muito específicos.

3ª questão: a estrutura do Android possibilita a execução de processos em background, associados a serviços de aplicações. Dependendo das aplicações que utiliza, da sua eficiência e das opções nelas escolhidas, poderá ter uma carga mais ou menos elevada no que ao background diz respeito. Em Definições > Aplicações > A executar, estão listados os serviços correspondentes a cada aplicação. Nas definições da Bateria conseguirá ver a percentagem de recursos que cada aplicação ou actividade consumiu em determinado período.

Uma ROM modificada poderá trazer melhorias acentuadas ao sistema. Mais informação aqui e aqui.

[Respondido por Hugo Cura]


Como configurar o router para ter melhor rede wireless?

Bom dia gostaria de saber como configurar um router Thomson TG585v7 e modo bridge a função seria ampliar o sinal wifi noutra divisão da casa isto tudo via wireless.

Mário Luis

Resposta:

Viva Mário,

Os router Thomson STG585V7 são um pouco limitados nesse tipo de funcionalidades. O que necessita é de uma boa bridge/repetidor.

Para esse efeito, aconselhamo-o a adquirir um repetidor AZTECH WL55e. Esse equipamento foi já analisado pelo Pplware e pode ser consultado neste artigo

Este é um equipamento bastante simples de configurar e os resultados são excelentes.

[Respondido por Pedro Pinto]


Que pasta do Android é esta?

Boa noite

Tenho fotos  na galeria ,no tablet e no smartphone,  numa pasta “autodesignada” instant upload que ao contrario das restantes pastas de fotos nao me permite a sua eliminação.

Alias, nao me aparece a opcao eliminar. Apenas me permite a partilha dessa fotos.

Como posso eliminar essas fotos da galeria?

Obrigado

Joao Paulo Lopes Martins

Resposta:

Caro João,

Essas fotos correspondem à sincronização com a conta Google. Podem ser geridas no Google+, neste endereço, ou nos Álbuns Web do Picasa.

Se pretender desligar essa sincronização no Android, basta ir a Definições > Contas > Google > <Email definido> > desmarcar Sincronizar Carregamento Instantâneo, Google Fotos e Álbuns Web Picasa.

[Respondido por Hugo Cura]


Upgrade ao disco para um SSD

Olá,

Antes de mais gostaria de dar os parabéns à pplware não só pelos vários artigos que publicam assim como esta parte do consultório que ajuda a tirar algumas duvidas

Gostaria da vossa ajuda se possível, tenho um portátil Asus N61jq-jx004v i7 que tem um disco de 500GB , gostaria de fazer um upgrade para um disco SSD mas tenho várias algumas duvidas.

1º Este portátil que referi suporta sata III ou apenas sata II ? Já fiz varias pesquisas mas não encontro essa informação.

2º Há maneira de manter os dois discos em simultâneo? o SSD e também o HDD antigo ??

3º Fazendo a instalação do SSD a bios detecta o mesmo ou será necessário efectuar alguma configuração ??

Agradeço a atenção.

Com os melhores cumprimentos,

Mário Faria

Resposta:

Caro Mário,

1ª questão: o chipset Intel HM55 suporta apenas Sata II (3Gb/s), mas isso não quer dizer, de forma alguma, que não poderá usar um disco SSD preparado para Sata III (6Gb/s). Ficará apenas limitado na largura de banda (o máximo são cerca de 240MB/s) que não prejudicará na utilização normal, mesmo que o disco consiga o dobro ou mais da velocidade. O mais importante aqui é a latência e os IOPS.

2ª questão: sim há, caso esteja disposto a prescindir da drive óptica. Existem caixas adaptadoras de discos 2.5” (HDD ou SSD) que podem ser colocadas no local da drive óptica. Costumam ser chamadas de “Optical bay” ou “Caddy module”. O ebay está carregado desse tipo de produtos.

3ª questão: em princípio não terá qualquer problema em relação a isso. No entanto, para alguns chipsets, poderá ser necessário utilizar o disco em AHCI, caso seja suportado e possível de escolher na BIOS. No entanto, poderá nem sequer ter de se preocupar com esse pormenor.

[Respondido por Hugo Cura]


Portátil ou Surface Pro, o que escolher?

Boa tarde!

Quero desde já felicitá-los pelo excelente trabalho até aqui efectuado, já vos sigo há algum tempo e gosto sempre de acompanhar todas as vossas notícias!

Estou a contactar-vos porque gostaria de saber a vossa opinião acerca do modelo mais robusto do Surface da Microsoft, o Pro, de 128GB, comparado com um portátil. Para já, se eu encomendasse um através da loja online da Microsoft (por enquanto não posso, por estar esgotado), que diferenças teria em relação a que eu esperasse que chegasse cá a Portugal, além da espera? Apenas o “teclado” sem os acentos, certo?

Eu estaria interessado em comprar ou o tal Surface Pro com 128GB + type cover = 1128$ = 843€ (ainda sem contar com os portes, mesmo assim), ou um portátil tipo este:

http://www.fnac.pt/Asus-K55VJ-SX015H-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a640279

Eu precisava de um portátil novo, e levá-lo-ia todos os dias para a universidade. Quanto à utilização que o ia dar, seria basicamente o uso de ferramentas de programação (Visual Studio, Eclipse, etc), e de vez em quando um joguinho ou outro (mas por acaso até gosto de jogar a alguns jogos que puxam um pouco pelo pc – tou ansioso pelo novo GTA), portanto, comparando os dois produtos, penso que o portátil leva vantagem, certo? Core i7, 6GB de RAM, 500GB de disco… A minha única hesitação é porque o Surface funciona como tablet, e é mais leve, permitindo transportá-lo basicamente como um livro, e facilitando a utilização em espaços públicos (digo eu), embora eu não faça assim muito uso desta última hipótese.

Ah, e para ligar a monitores e projectores teria ainda de comprar aquela “extensão”, certo?

O que eu gostava era de saber a vossa opinião em relação à minha situação…

Peço desculpa pelo testamento, mas queria dar-vos todos os pormenores para facilitar a vossa resposta.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Barros

Resposta:

Sérgio,

A resposta que vou dar baseia-se apenas na minha opinião e deverá ser tomada como tal, não devendo ser usada para a decisão final mas sim como um “suporte” à sua decisão.

Os tablets, sejam eles com Windows 8 ou outro qualquer sistema operativo, ainda não substituem um computador portátil.

Estão cada vez mais próximos desse feito, mas ainda existem algumas limitações para que os deixam um pouco atras.

Podemos começar pelo espaço em disco que têm disponível, que apesar de serem anunciados, no caso do Surface Pro, de 128GB se resumem a apenas 64, pois temos de contar com o SO.

Por outros lado, e tomado como base as aplicações que diz pretendem ter a correr nessa máquina, as suas capacidades de processamento ainda não são as ideais. O Eclipse, o VS e por aí fora são aplicaões “pesadas” e que esses equipamentos podem ter alguma dificuldade em ter em funcionamento.

O Surface Pro tem já umas características muito interessantes em termos de hardware, como pode ver aqui,  e provavelmente até consegue portar-se como um portátil, mas para mim é ainda uma incógnita.

Resumindo e tomado em conta as especificações desses equipamentos, acho que o portátil apenas perde por ser mais pesado, mas hoje em dia os portáteis estão cada vez mais leves e esse ASUS tem apenas 2.5KG.

Mais memória e disco, melhor CPU, ecrã maior, melhor teclado e outras outras vantagens colocam o ASUS num patamar acima do Surface Pro.

O factor de peso numa escolha destas acaba muitas vezes por recair no preço. Estão equiparados mas existe um ponto que deve ter presente e que dá, mais uma vez vantagem ao Asus.

Ao comprar fora do espaço da União Europeia terá de pagar impostos alfandegários para o poder receber. E estes impostos fazem disparar o preço do Surface, colocando-o longe nesta corrida.

Por todas as razões apresentadas a escolha parece-me óbvia, mas estas compras muitas vezes são feitas com o coração e não com a cabeça e o factor novidade acaba por colocar o Surface numa posição que o Asus nunca alcançá.

Os prós e os contras estão apresentados, a escolha é sua, por isso escolha o equipamento que melhor se adaptar às suas necessidades com as características mais ajustadas.

[Respondido por Pedro Simões]


Captar as ondas rádio e descobrir um novo mundo

Boa tarde,

Ouvi recentemente que existe no mercado pens que, com software apropriado dá para se ouvir várias frequências tanto de avIões como bombeiros e rádio amadorers.

Como resido nos Açores, será que posso ter mais alguma informação sobre este assunto.

Atenciosamente

Dionaldo

Resposta:

Olá Dionaldo,

Em tempos escrevemos um artigo que talvez te possa interessar sobre Software Defined Radio. O Software Defined Radio (SDR), também conhecido como GNUradio, consiste no uso de um computador com placa de som e software adequado para “ouvir” (eventualmente emitir) emissões de rádio.

Podemos comparar SDR a um scanner de rádio, onde os curiosos passam horas a descobrir e ouvir frequências que chegam até à antena, sejam conteúdos de voz ou dados.

Com este sistema podemos escutar rádios amador , sistemas de aviação, telemetria dos aviões comerciais, entre outros…

Dá uma vista de olhos neste nosso artigo.

[Respondido por Pedro Pinto]


Como fazer downgrade ao meu Android?

Boa Tarde equipa do PPLWARE,

Aproveito para vos felicitar pelo excelente portal de informação que vocês têm e também pelos tutoriais de grande qualidade e simplicidade que apresentam.

Agradecimentos á parte, pretendia, caso fosse possivel, indicar um tópico para um tutorial ou matéria que também me servirá como resolução para um problema que tenho presentemente.

Recentemente comprei um Samsung Galaxy S2 no OLX, ou seja em segunda mão. Fiz um bom negocio pois o telemovel está impecavelmente bem estimado e foi batato.

O problema é que o antigo proprietário atualizou o sistema android para a versao mais recente ou seja para a versão 4.2 . O que acontecei foi que algumas funcionalidade não estão disponíveis ou estão mal instaladas como por exemplo o acesso as vídeo chamadas e o radio FM.

O que eu pretendia era caso fosse possivel disponibilizarem um tutorial de como fazer o downgrade para a versão original 2.3 do Android para se poder ter acesso a todas a funcionalidade do equipamento.

Obrigado e Continuação de Bom Trabalho

Paulo Costa Ramalho

Resposta:

Caro Paulo,

No site SamMobile.com, na secção Firmware, existe um repositório gigantesco de ROMs originais.

Dependendo do operador que tenha, ou caso seja livre, deverá escolher a ROM apropriada. A partir deste link, deve escolher o filtro que pretende (Type, OS, Model, Country). Após fazer o registo poderá fazer o download.

Depois apenas terá que descarregar a ferramenta Odin v1.85, ligar o smartphone no modo Download mode (premir simultaneamente botão Volume down+ botão Home + botão Power), abrir o Odin, ligar o cabo microUSB ao PC, abrir o ficheiro descarregado (PDA) e premir Start.

Mais informação aqui.

[Respondido por Hugo Cura]


BQ Maxwell plus e as 4G, como se dão?

Boa tarde!

Sabem informar-me se O tablet BQ Maxwell plus aceita pens de internet 4g?

É só comprar o cabo otg?

Cumprimentos,

Daniela Pinto

Resposta:

Olá Daniela,

Temos indicação que adquirindo um cabo OTG é possível utilizar uma pen 3G. Temos no entanto indicações de alguns leitores que o equipamento não reconhece algumas Pen 4G.

Era importante que nos indicasse qual a PEN 4G a ligar para que possamos perguntar directamente à BQ de tal compatibilidade.

[Respondido por Pedro Pinto]


Usar o iPad no WarezTuga, como fazer?

Boa noite,

É possível esclarecerem-me como é que eu vejo filmes a partir do wareztuga no ipad?

Obrigada

Rita Nicolau

Resposta:

Rita,

O site WarezTuga tem um fórum em que, entre outras coisas, é também dado suporte aos utilizadores e onde são explicadas as diferentes formas de aceder a este serviço.

Numa pesquisa rápida nesse fórum encontrei um tópico que explica a forma de conseguir aceder a este serviço através do iPad.

Pode encontrar esse tópico neste link.

Alerto desde já que necessita que o seu iPad esteja com o JailBreak feito.

[Respondido por Pedro Simões]


O meu portátil perdeu o disco!

Boa Noite.

Estou um pouco enrascado e nao sei como resolver um pequenino problema.

Tenho um portatil e, deu o berro!!! A driver dos cds nao funciona e, gostaria de instalar o windows nele mas nao consigo.

Um colega, tirou o disco e formatou-o à parte e, mesmo assim, nao deu. Nao sei como fazer. Ligo o pc e ele nao arranca, simplesmente, so aparece a pagina do fabricante do pa (ACER) em que tem a opção de escolher o F2 ou F12.

Será que me pode ajudar? queria instalar o windows 7.

Rui Manuel Ferreira 

Resposta:

Rui,

Quer-me parecer que o seu computador não está a detectar o seu disco e por isso não arranca. Deverá aceder à BIOS do seu portátil e verificar se este é detectado.

Para o fazer deve carregar na tecla F12 (em principio será essa) e verificar nas opções de hardware se o disco está lá.

Caso o disco não esteja a ser detectado existe um problema com o seu portátil. Ou board ou o cabo que liga o disco à board.

Caso o disco seja detectado então existe outro problema. Recomendamos que faça boot com uma pen linux e que faça uma formatação ao disco para que o tente recuperar.

Depois de conseguir recuperar o disco a forma de instalar o Windows sem ter drive de DVD’s é simples. Use uma pen USB e faça a instalação dessa forma.

Para criar uma pen USB com o Windows 7 recomendamos que leia os seguintes artigos do Pplware:

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Exit mobile version